Suno Artigos

Sustentabilidade empresarial: saiba mais sobre esse conceito

sustentabilidade empresarial

Sustentabilidade empresarial é um tema que tem ganhado espaço em fóruns de discussão corporativos ao redor do mundo. Também tem entrado no radar de investidores e de outros atores do mercado financeiro.

Dessa forma, a sustentabilidade empresarial tem servido como indicação dos fundamentos de empresas. Assim, preocupa-se com as bases de um negócio, um princípio que tem similaridades com a análise fundamentalista.

O que é sustentabilidade empresarial?

Sustentabilidade empresarial é uma filosofia que serve de norte para as decisões de empresas. Nela, as ações são do negócio são pensadas para trazer, além do retorno financeiro, benefícios à sociedade, à economia, à comunidade e ao meio ambiente. Estas ações são, porém, alinhadas com seu desenvolvimento econômico.

Assim, diz-se que empresas que buscam agir segundo esse conceito adotam práticas sustentáveis. A ideia é que estas tragam impacto positivo no longo prazo para o ambiente no qual a empresa está inserida.

Dessa forma, a companhia acaba também sendo beneficiária dessas ações. Por exemplo: Se uma empresa de celulose e papel não adota atitudes sustentáveis fazendo reflorestamento das matas, pode ocorrer que, em alguns anos, não tenha mais árvores para explorar como matéria-prima a um custo economicamente viável.

Contudo, a estratégia faz sentido se a empresa não descuida do seu objetivo de negócio. Em outras palavras, é um acerto desde que as ações propostas caibam no orçamento empresarial.

A sustentabilidade empresarial tem sido um critério observado por certos investidores na hora de investir em ações. Pensando nisso, a Bolsa de Valores de São Paulo criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), para avaliar empresas sustentaveis.

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma das entidades a nível global que discute o tema. A instituição tem um guia de orientação, que define cinco características de sustentabilidade empresarial:

  1. Negócios com princípio;
  2. Fortalecimento da sociedade;
  3. Comprometimento da liderança;
  4. Relatório de progressos;
  5. Ação local;

Quer saber mais sobre os indicadores do valor de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos.

Impactos da sustentabilidade empresarial

Além do mercado financeiro, a sustentabilidade ambiental tem influência na imagem de uma empresa e pode ser decisiva ao explorar um nicho de mercado.

Nesse quesito, pode alterar hábitos de compra junto ao público mais sensível a estas bandeiras, que é crescente. Assim, os clientes podem optar, por exemplo, por consumir produtos de empresas que dão importância ao meio ambiente.

Porém, a sustentabilidade nas empresas ainda é vista como uma atitude superficial por algumas companhias. Isso abre brechas para que empreendimentos se promovam através do chamado “marketing verde” ou da “onda ambiental”.

Essas empresas buscam criar a imagem de sustentáveis junto ao público, sem que suas ações tenham, de fato, impacto nesse sentido. Como exemplos de sustentabilidade nas empresas , podemos citar:

Entre exemplos de sustentabilidade mais específicos está o de empresas que vendem bens de consumo não-duráveis ao informar na embalagem dos produtos as suas características e forma correta do descarte. Também, adotar praticas de logística reversa para as embalagens é um dos mecanismos utilizados na sustentabilidade ambiental com preocupação parecida.

Foi possível saber mais sobre sustentabilidade empresarial com este artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile