Acesso Rápido

    Radar do mercado: Cogna educacional (COGN3) comunica rating da Fitch

    Na última sexta-feira (11), a Cogna Educacional (Antiga Kroton) comunicou ao mercado e aos seus acionistas que recebeu o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA+(bra)’, atribuído pela Fitch Ratings.

    No racional da nota, há a extensão para uma subsidiária da Cogna, a Saber Serviços Educacionais, com perspectiva estável. A Fitch considerou o forte posicionamento do grupo no fragmentado setor de educação do Brasil.

    Dessa forma, a elevada escala de operações, a grande capilaridade geográfica, além do seu modelo de negócios diversificado e complementar, atenuam parte das pressões de um ambiente macroeconômico ainda desafiador no segmento de ensino superior.

    E-book: Aprenda como analisar uma ação

    Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    A análise incorpora que a Cogna conseguirá equalizar sua estrutura de capital após a aquisição da Somos Educação S.A., ao mesmo tempo em que mantém sua rentabilidade em patamares adequados, mesmo diante de maior competição e de um cenário econômico ainda letárgico.

    Entretanto, a Fitch considerou que a empresa precisa administrar com cautela seu ciclo de caixa, dado o aumento da exposição a financiamentos privados com risco próprio e as novas operações de vendas de livros didáticos, que podem trazer adicionais ao seu capital de giro.

    Além disso, a perspectiva estável da nota de rating indica uma expectativa de que a Cogna retornará a um nível de alavancagem financeira líquida mais conservador, enquanto manterá um perfil de liquidez adequado frente as suas obrigações de curto e médio prazos.

    Para 2019, a agência de crédito estima um pico de alavancagem, medida por dívida líquida ajustada/EBITDA, de 3,9 vezes, com retorno a patamares de 3,5 vezes a partir de 2020.

    Cabe destacar que a Cogna é uma das maiores empresas de educação privada do país, com mais de 50 anos na prestação de serviços no Ensino Básico e de mais de 15 anos no Ensino Superior.

    Atualmente, a Cogna possui 158 unidades de Ensino Superior, presentes em 116 cidades brasileiras e 1.410 polos de Ensino a Distância.

    Seu capital social, atualmente, é dividido tal como mostrado abaixo.

    Tags
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Carlos 14 de outubro de 2019

      Acho que ficou incompleto. Faltou a conclusão.

      Responder
    • Carlos 14 de outubro de 2019

      Faltou sobre o racional!

      Responder
    • Luís Fernando 14 de outubro de 2019

      Então…..

      Responder
    • Felipe Silva 22 de outubro de 2019

      Portanto….

      Responder