Suno Artigos

Poupança ou Tesouro Direto: qual o melhor investimento?

poupança ou tesouro direto

Poupança ou Tesouro Direto? Essa é uma dúvida que assola a cabeça de muitas pessoas que desejam aplicar os seus recursos financeiros.

No entanto, para saber qual é a melhor alternativa de investimento é preciso levar em consideração alguns fatores como por exemplo a taxa selic. Após realizar essa avaliação, decidir-se entre poupança ou tesouro direto poderá ficar mais fácil.

Poupança ou Tesouro Direto: o que é cada um?

Caderneta de Poupança é um tipo de investimento em conta poupança, ou conta poupança integrada, normalmente distribuída por instituições financeiras, com rentabilidade pré-determinada. Já o Tesouro Direto são títulos da dívida pública oferecidas pelo governo. É importante entender cada um deles para saber escolher entre a Poupança ou Tesouro Direto?

A poupança sempre foi um dos investimentos mais comuns no Brasil. Porém, ela não é a opção mais rentável se considerarmos investimentos com risco igual ou menor que ela.

Com a taxa de juros abaixo de 8,5% em 2019, a poupança rende em torno de 70% da Taxa Selic. Todavia, o Tesouro Selic com menos risco que a poupança, oferece 100% da Taxa Selic.

Quer aprender a investir no tesouro direto? Então faça o nosso minicurso de Tesouro Direto

A Poupança ou Tesouro Direto segue o DI?

CDI ou DI é um índice de mercado que normalmente segue o valor da Taxa Selic. Aplicações como o CDB por exemplo são amparadas pela taxa DI. E por essa razão, quando se opta por esse investimento é importante saber o valor do CDI Hoje.

No entanto, quando estamos falando de poupança e tesouro direto, nenhuma dessas duas aplicações segue o DI.

Ambos investimentos são amparados pela taxa SELIC. Diante disso, para saber em qual aplicação colocar o seu dinheiro, basta colocar o valor em um simulador de investimento, ou simulador de poupança e fazer o comparativo.

Contudo, é fácil perceber que o Tesouro é uma opção mais viável que a poupança. Existe inclusive o simulador tesouro direto, onde é possível realizar comparações entre os diversos títulos do tesouro disponíveis para compra.

Qual a opção de investimento mais recomendada?

Falar em melhor opção de investimento é algo realmente bastante delicado. Pois, essa decisão não envolve somente rentabilidade, mas também outros fatores como risco e liquidez.

Dessa maneira, pessoas que possuem um perfil mais conservador, acabam optando por mais liquidez, procurando correr menos risco. O tesouro direto pode ser, para essas pessoas, uma boa opção de investimento.

Já se o investidor possui um perfil um pouco mais arrojado, ou até mesmo moderado, investimentos em renda variável são mais indicadas. No entanto, é preciso levar em consideração também o prazo do investimento bem como o objetivo financeiro de cada um.

Sendo assim, para aplicações de curto prazo onde a pessoa possui um objetivo que necessitará do capital, em um prazo não muito longo, as aplicações em renda fixa podem ser as mais adequadas. Todavia, a poupança em ambos os casos é ainda o pior investimento a ser feito.

Gostou de saber um pouco mais sobre as diferenças entre Poupança ou Tesouro Direto? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Sair da versão mobile