Acesso Rápido

    Melhores investimentos em renda fixa para 2022: saiba quais são eles

    Melhores investimentos em renda fixa para 2022: saiba quais são eles

    Com a chegada de um novo ano, muitos investidores passam a estudar as oportunidades de investimento que existem no mercado financeiro. Assim, surge o questionamento sobre quais são os melhores investimentos em renda fixa para 2022.

    Vale destacar que a dúvida sobre quais seriam os melhores investimentos em renda fixa para 2022 é muito relevante. Afinal de contas, com a inflação mais alta e com a elevação das taxas de juros, a atratividade desses investimentos aumenta.

    Quais são os melhores investimentos em renda fixa para 2022?

    Em um cenário de inflação mais elevada e de juros mais altos para 2022, a atratividade da renda fixa volta à tona. Com isso, é preciso estudar as oportunidades do mercado para encontrar os melhores investimentos em renda fixa para 2022.

    Antes disso, é preciso resgatar o passado macroeconômico recente do Brasil. Isso porque existem muitos investidores iniciantes, que começaram a investir nos últimos 2 ou 3 anos, que desconsideram o aporte mensal na renda fixa, devido às taxas de juros mais baixas nesse período.

    Contudo, esse foi um tempo atípico para os investidores de renda fixa, já que a Taxa Selic, a taxa mãe da economia brasileira, ficou extremamente baixa considerando seu histórico. Na prática, a taxa desceu dos 6,5%, valores do governo Temer, e chegou até os 2%, quando estava com rendimento real negativo, abaixo da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

    Após se manter nesse patamar baixo por um certo período, a Taxa Selic voltou a se elevar a partir de março de 2021, chegando novamente próxima à casa dos dois dígitos ao final do ano. Assim, oportunidades de investimento na renda fixa voltaram a surgir para 2022.

    Investimentos em renda fixa para 2022

    melhores investiementos de renda fixa em 2022

    Considerando a elevação da taxa básica de juros durante 2021, é preciso conhecer algumas das melhores opções de investimentos em renda fixa para 2022. Assim, o investidor estará preparado para acrescentar bons ativos em sua carteira de investimentos.

    Abaixo, portanto, os melhores investimentos em renda fixa para 2022:

    • Tesouro Selic;
    • Tesouro IPCA;
    • CDB;
    • LCA/LCI.

    Tesouro Selic

    O primeiro investimento de renda fixa indicado para o próximo ano é o Tesouro Selic. Basicamente, como seu próprio nome diz, esse título possui rendimento atrelado à Taxa Selic, a taxa básica de juros brasileira.

    Por ser um título público, o Tesouro Selic está atrelado às decisões de aumento ou redução de juros pelo Banco Central (Bacen). Assim, quando a instituição eleva os juros brasileiros, o rendimento do título aumenta. Da mesma forma, quando reduz, seu rendimento cai.

    Para 2022, existem diversos fatores que corroboram para a elevação da Taxa Selic e, consequentemente, do rendimento do Tesouro Selic em 2022. Entre esses fatores:

    • Aumento do risco político, devido à eleição presidencial;
    • Elevação da inflação interna do país;
    • Aumento do dólar.

    Com o aumento do risco político do país, os investidores passam a exigir um retorno financeiro maior para emprestar recursos para o governo. Sendo que isso faz com que o Bacen precise elevar a Taxa Selic.

    Além disso, o dólar mais alto e a inflação de preços mais elevadas também são outras variáveis afetadas pelos juros. Nesse sentido, com a elevação das taxas, o câmbio tende a depreciar e a inflação, a reduzir.

    Considerando todo esse cenário, os economistas já vislumbram uma Taxa Selic próxima dos dois dígitos para 2022. Assim, surge a oportunidade de investidores aplicarem neste título, considerado seguro.

    Tesouro IPCA

    Além do Tesouro Selic, outro título público indicado dentre os melhores investimentos de renda fixa em 2022 é o Tesouro IPCA. Assim como seu nome já sugere, esse título está atrelado ao índice oficial de inflação do Brasil, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

    Dessa forma, o Tesouro IPCA em 2022 é bastante indicado para aqueles investidores que buscam um retorno financeiro real, acima da inflação. Isso se torna ainda mais relevante no cenário atual, de inflação mais elevada, quando é preciso conservar o valor do dinheiro.

    Vale ressaltar que a grande vantagem é que o investidor, ao investir no Tesouro IPCA, o sabe exatamente o quanto seu dinheiro terá de rendimento real na data de vencimento. Por exemplo:

    • Tesouro IPCA + 5,14% 2026: pagará 5,14% de rendimento real até 2026;
    • Tesouro IPCA + 5,26% 2035: pagará 5,26% de rendimento real até 2035.

    Obviamente, o rendimento nominal, que considera apenas os valores dos recursos, será maior que 5,14% ou 5,26%. No entanto, o rendimento dos títulos acima do IPCA seguirá esses percentuais na data de vencimento, garantindo uma taxa de juros real..

    Até essa data, no entanto, é preciso lembrar que o rendimento do Tesouro IPCA não será constante. Na verdade, há o fenômeno de marcação a mercado, que ajusta os valores dos títulos diariamente de acordo com a curva de juros do mercado. Contudo, os percentuais contratados na aplicação do recurso estarão garantidos na data de vencimento do título.

    CDBs

    Além dos títulos públicos, outra classe de ativos selecionada dentre os melhores investimentos de renda fixa em 2022 são os CDBs. Isto é, os Certificados de Depósitos Bancários, emitidos por instituições financeiras.

    A vantagem deles em relação aos títulos emitidos pelo governo é que, por serem mais arriscados, também possuem, na média, um rendimento financeiro mais elevado. Afinal de contas, conforme a máxima do mercado:

    “Quanto maior o risco maior o retorno. E, quanto menor o risco, menor o retorno”.

    Nesse ponto, muitos investidores devem se questionar porque os títulos de instituições financeiras seriam mais arriscados do que aqueles emitidos pelo governo. Afinal, é sabido que a situação fiscal do Estado não é das melhores.

    No entanto, ressalta-se que em uma economia, o governo é quase sempre considerado o pagador mais seguro. Isto porque, caso ele não tenha dinheiro para pagar, ele pode elevar discricionariamente os impostos para ter dinheiro para pagar ou, simplesmente, imprimir dinheiro para realizar o pagamento — o que, obviamente, traria reflexos negativos futuros.

    Por outro lado, as instituições financeiras que emitem os CDBs não possuem essas alternativas. Com isso, elas são consideradas mais arriscadas do que o governo e, assim, oferecem rendimentos financeiros mais altos para que os investidores emprestem seus recursos.

    Na prática, ao investir em CDBs em 2022, o investidor irá emprestar dinheiro para instituições financeiras que, por sua vez, emprestam para pessoas físicas e jurídicas. Assim, uma parte dos juros obtidos são repassados para o investidor, sendo que a instituição ganha no spread bancário.

    LCI e LCA

    Por fim, outro investimento selecionado entre os melhores investimentos de renda fixa para 2022 são as LCIs e LCAs. Ou seja, as Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio.

    Assim como no caso dos CDBs, os investidores que aplicam nesses títulos estão emprestando recursos para instituições financeiras, como bancos. Com o dinheiro captado, essas instituições repassam o crédito para empresas do ramo imobiliário, no caso das LCIs, e do ramo do Agronegócio, no caso das LCAs.

    Além disso, apesar de terem lastro imobiliário e no ramo do agronegócio, esses títulos de crédito privado, assim como o anterior, também são mais arriscados. Por isso, costumam oferecer taxas de rendimento mais altas para os investidores.

    A grande vantagem, no caso das LCIs e das LCAs, é que não existe a cobrança de imposto. Em outras palavras, não é devido imposto de renda sobre o rendimento auferido pelo investidor nessas duas classes de título, o que corrobora para a sua atratividade. Por isso, as LCIs e LCAs em 2022 podem ser uma excelente opção.

    E então, conseguiu entender mais sobre os títulos selecionados como os melhores investimentos de renda fixa para 2022? Deixe abaixo suas dúvidas e comentários.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *