Suno Artigos

Overnight: conheça a utilização desse termo do mercado de ações

Overnight

overnight

O termo overnight significa “durante a noite” e, na área de finanças, tem um conceito especial, referente ao mercado financeiro.

O que é Overnight?

Overnight corresponde a algumas operações que os bancos realizam diariamente no mercado aberto, visando a conseguir recursos para financiar suas posições em títulos públicos. Tais títulos são repassados aos investidores, que devem recomprá-los no dia seguinte mediante uma taxa diária.

Assim, a posição overnight define os títulos que permaneceram de um dia para o outro. Os negociadores diurnos podem enfrentar certos riscos devido a essa posição, visto que alguns fatores influenciam o preço dos papéis durante a noite.

Entenda melhor o overnight

Os mercados reabrem de manhã, quando os preços de abertura refletem os acontecimentos da noite anterior. Portanto, as negociações não fecham totalmente durante a noite.

No período noturno, é possível realizar operações através de plataformas eletrônicas, chamadas de “negociações fora de horas” ou NFHs.

Taxa de overnight

No mercado financeiro, existem diferentes taxas de juros:

Um pouco mais sobre a taxa de overnight

A taxa de overnight ou taxa de over refere-se à taxa de juros de um dia útil multiplicada por trinta, conforme convenção do mercado, visto que o mês possui apenas 23 dias úteis.

A taxa de overnight é uma forma de juros bastante utilizada no mercado financeiro, especialmente no mercado aberto ou open market.

A rentabilidade e o custo de vários produtos podem ser definidos pela taxa de over, como CD e hot money.

Deve-se ter cuidado ao utilizar a taxa over, pois ela pode levar a erros de investidores que não acompanham o mercado diariamente.

Logo, são características principais da taxa nominal over:

  1. Deve informar a quantidade de dias úteis em que os juros vão ser capitalizados, para obter a taxa efetiva desse período;
  2. É uma forma de exprimir uma taxa de juros de um dia útil de forma anual, considerando 252 dias úteis no ano.

Por exemplo, uma operação vai ser realizada em um dia útil pagando 15,59% ao ano em taxa over, portanto a taxa efetiva de um dia útil dessa operação vai ser obtida ao converter a taxa da forma anual para a taxa diária. Para isso, utiliza-se a fórmula de Equivalência de Taxas de Juros.

Taxa over mês

A taxa over mês é utilizada em operações hot money. A mesma é obtida através da multiplicação da taxa diária efetiva por 30.

Resumindo, portanto, overnight são aplicações financeiras realizadas no mercado aberto ou open-market em um dia. Estas aplicação são resgatadas no dia útil seguinte.

Sair da versão mobile