Acesso Rápido

    Morning Call: Produção industrial, Competição bancária, Brexit, Endividamento, Fluxo Cambial e Petróleo

    “Criatividade começa com o calendário vazio e termina com o calendário cheio.”

    – Naval Ravikant

    Gráfico do dia

    Exportações brasileiras em 2017. Fonte: OEC

    Produção industrial

    Em julho de 2019, a produção industrial brasileira recuou 0,3%, em comparação a junho e teve queda de 2,5% em comparação ao o mesmo mês do ano passado, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) apontou que no acumulado de 12 meses até julho, a produção caiu 1,3% e representa o terceiro mês consecutivo de queda.

    • De acordo com a pesquisa, 11 ramos industriais de um total de 26 tiveram diminuição na produção, com destaque negativo para bebidas (-4%) e positivo para manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (8,4%).

    Competição bancária

    Em evento da Apimec, na última terça-feira (03), os executivos do banco Itaú afirmaram que o banco sobreviverá às mudanças vividas pelo setor financeiro.

    Existe preocupação de analistas e investidores em relação à diminuição da rentabilidade do banco, o que pode ocorrer devido à concorrência com as startups do mercado financeiro (fintechs).

    • Por outro lado, há a preocupação do banco em reestruturar a sua operação atendendo novas demandas do mercado, como a nova plataforma de pagamentos instantâneos Iti.
    • Além disso, a Itaúsa está envolvida em 30 processos de aquisição de ativos, conforme afirmou Alfredo Setubal, diretor presidente da empresa.

    Brexit

    O parlamento britânico aprovou medida que pode impedir o primeiro ministro, Boris Johnson de retirar o Reino Unido da União Europeia sem um acordo aprovado pelo Legislativo.

    Em votação os parlamentares aprovaram medida que os permite definir a ordem dos temas a serem votados.

    • Além disso, o legislativo pretende votar outra medida obrigando o primeiro ministro a solicitar o adiamento do prazo previsto da saída do bloco, passando de 31 de outubro de 2019 para 31 de janeiro de 2020.
    • Boris por sua vez, se opôs a medida proposta pelo Parlamento e ameaçou convocar novas eleições gerais, possivelmente em 14 de outubro, afirmando que o Legislativo não confia em seu governo.

    Endividamento

    Relação Dívida / PIB dos Estados Unidos. O endividamento tem caído desde 2008.

    O que você deve saber hoje

    Fluxo Cambial

    Fluxo cambial estrangeiro no Brasil será divulgado hoje.

    O indicador explicita a quantidade de fluxo de caixa de origem internacional que foi direcionada ao Brasil no período.

    • Um valor elevado é positivo para a valorização do real.

    Petróleo

    Estoque de petróleo semanal do American Petroleum Institute (API) disponível para consulta hoje.

    Os números evidenciam a quantidade de óleo armazenada, e fornecem estimativa de quanto tempo os estoques atuais vão durar.

    • Resultados impactam na demanda dos EUA por petróleo bruto.
    Suno Research
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *