Acesso Rápido

    Morning Call: Marco das Telecomunicações, Guerra comercial, Varejo brasileiro, Manufatura, Produção Industrial – Zona do Euro e IPC-núcleo EUA

    “O melhor jeito de conseguir aprovação é não precisar dela.”

    – Thibaut

    Gráfico do dia

    População urbana global, por tamanho da cidade.

    Fonte: Visual Capitalist

    Marco das Telecomunicações

    O Senado aprovou o projeto de lei que modifica o marco das telecomunicações, vigente desde 1997.

    O projeto está há quase três anos em discussão no Congresso e prevê a possibilidade das operadoras de telefonia migrarem de concessão para termos de autorização, como já funciona na telefonia celular.

    • O sindicato das empresas de telefonia e serviços móveis afirmou que investimentos obrigatórios, em soluções como orelhões, podem ser destinados à ampliação do acesso à internet em regiões deficitárias.
    • Por outro lado, a decisão ajuda a Oi, atualmente em recuperação judicial com uma dívida de R$ 20 bilhões.

    Guerra comercial

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que adiará por duas semanas a elevação de tarifas sobre US$ 250 bilhões em importações da China, inicialmente prevista para 01 de outubro.

    De acordo com o presidente, a medida atende a um pedido do vice premiê chinês, Liu He, por conta do dia 1° de outubro marcar 70 anos de fundação da República Popular da China.

    • O aumento das tarifas no próximo mês compreenderá, em grande parte, as matérias primas utilizadas na produção de mercadorias. Além disso, vem sendo amplamente criticada por grupos empresariais e agricultores americanos.
    • Em contrapartida, a China divulgou uma lista que isenta a tributação em 16 categorias de produtos dos Estados Unidos, que valerá a partir de 17 de setembro.

    Varejo brasileiro

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o volume de vendas no comércio varejista cresceu 1% em julho de 2019, em comparação com o mês anterior.

    De acordo com a pesquisa, o crescimento é de 4,3% com relação ao mesmo mês do ano anterior e representa a maior taxa desde novembro de 2018.

    • O IBGE considerou que a melhora foi devido ao aumento na população ocupada e nas condições de crédito para as famílias.
    • Além disso, o órgão explicou que os resultados positivos foram influenciados pelos hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, bem como bebidas e fumo.

    Manufatura

    Fonte: World Bank

    O que você deve saber hoje

    Produção Industrial – Zona do Euro

    Indicador da produção industrial para a Zona do Euro disponível para consulta hoje.

    A Produção Industrial mede a variação no valor total ajustado pela inflação da produção de fabricantes, minas e serviços públicos.

    • Um valor acima do projetado é considerado positivo para o euro.

    IPC-núcleo EUA

    Índice de preços ao consumidor (IPC) mensal dos Estados Unidos disponível para consulta hoje.

    • O indicador mede a evolução dos preços de bens e serviços, sendo referência para a inflação e para as tendências de compra.
    Suno Research
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Augusto 12 de setembro de 2019

      Ótimo conteúdo.

      Responder