Acesso Rápido

    HFR: conheça o índice de rendimento dos Fundos de Hedge

    HFR: conheça o índice de rendimento dos Fundos de Hedge

    Os fundos de hedge são bastante procurados por vários investidores, que podem utilizar os índices do HFR para fundamentar suas decisões de investimento.

    Dessa forma, para quem tem interesse nesse tipo de fundo de investimento, é valioso conhecer o HFR (Hedge Fund Research) e os índices que são calculados por esta instituição.

    O que é HFR?

    A Hedge Fund Research (HFR) é uma instituição internacional que produz vários índices de performance de fundos de hedge.

    Como vários setores segmentos do mercado de capitais, as aplicações em fundos de hedge também têm seus indicadores para possibilitar uma análise mais objetiva por parte dos investidores.

    Minicurso: Investindo em Fundos Imobiliários

    Inscreva-se no nosso minicurso curso gratuito sobre FIIs e aprenda os principais conceitos para investir e viver da renda de Fundos Imobiliários!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    A HFR produz diferentes índices, cada um com um objetivo diferente, seja para destacar determinada estratégia de hedge ou para analisar a performance de determinada região.

    O que são fundos de Hedge?

    Contudo, antes mesmo de conhecer os índices de performance desses fundos de investimentos, é necessário esclarecer o que são os fundos de hedge.

    Os Hedge Funds, no Brasil costumam ter a classificação de fundo multimercado. Além disso, esses fundos costumam adotar estratégias que visam proteger ao máximo o capital investido nele.

    Dessa forma, pode adotar diversas estratégias como seguros de carteira, investimentos descorrelacionadas pelo mundo e também exposição a outras classes de ativos.

    Apesar desse tipo de investimento não ser tão popular no Brasil, possui bastante popularidade no exterior.

    Conhecer os diversos tipos de fundos de investimento é benéfico para o investidor. Quer conhecer profundamente o mundos dos fundos? Então baixe o Ebook Gratuito de Fundos da Suno Research.

    Quais são os índices HFR?

    Como o mercado de fundos de hedge é tão variado, intuitivamente, a HFR calcula periodicamente diferentes indicadores, com objetivos de amostra distintos.

    Entre os principais índices HFR disponíveis no mercado, estão:

    • HFRI;
    • HFRX;
    • HFRU

    HFRI

    Os índices HFRI (Hedge Funds Research Index) são desenhados para capturar a amplitude das tendências de performance dos fundos de hedge em todas as estratégias e regiões.

    A Hedge Fund Research publica periodicamente diferentes índices HFRI, cada um com determinada especificação. Existe o HFRI dolarizado, macro, fundos de fundos, entre outros.

    É interessante destacar que, apesar de serem índices, a HFR disponibiliza ativos correspondentes para que os investidores tenham seu rendimento atrelado aos índices HFRI.

    HRFX

    Os índices HFRX utilizam um rigoroso processo de seleção quantitativa para representar o universo amplo de fundos de hedge.

    Existem várias opções de índices nessa categoria, que variam muito de acordo com a metodologia de pesos escolhida.

    Assim como os índices HRFI, também é possível alocar parte dos recursos no HFRX, já que é possível investir diretamente no índice.

    HFRU

    Os índices HFRU são referências de desempenho compostas por estratégias distintas de investimentos guiadas pelas diretrizes estabelecidas pelo UCITS.

    UCITS é a sigla em inglês para Undertakings Collective Investment in Transferable Securities, que é uma comissão regulamentadora europeia que tem como objetivo criar um regime harmonizado para a gestão e venda de fundos mútuos.

    Diferente do HFRX e o HFRI, a Hedge Fund Research não disponibiliza a opção de investimento direto nos fundos HFRU.

    Vale a pena investir nos índices HFR?

    Como ferramenta analítica, é importante utilizar os índices HFR. Afinal, são indicadores confiáveis relacionados a todo mercado de fundos de índice.

    Por outro lado,  é preciso ter cuidado com as taxas. Apesar de ser possível encontrar fundos que realizam uma boa alocação, taxas de administração altas podem corroer os ganhos no longo prazo.

    Este artigo te ajudou a entender melhor o que é o HFR? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *