Suno Artigos

Econometria: entenda como funciona esse tipo de estudo econômico

econometria

A econometria faz uso de disciplinas de ciências exatas como auxiliares para descrever sistemas econômicos. Através dela, é possível testar hipóteses e prever tendências de possíveis fenômenos econômicos.

Por causa disso, a econometria é considerada uma importante ferramenta para formulação de políticas econômicas, as quais tem influência direta no mercado financeiro.

O que é econometria?

A Econometria consiste em uma série de ferramentas estatísticas que visam obter relações relevantes entre as variáveis econômicas a partir da aplicação de modelos matemáticos.

Sendo assim, ao utilizar esse tipo de modelo é possível encontrar resultados concretos para uma série de questões. Ou seja, sai do campo teórico e sujeito a distorções para o campo da aplicação lógica e real de problemas econômicos.

Entre as principais aplicações da econometria podemos citar:

Modelos econométricos

Os modelos econométricos são modelos observacionais que permitem estimar rapidamente as tendências econômicas futuras. Para isso, são utilizados dados do presente e do passado.

Para realização dos cálculos, é empregada uma variedade de modelos, a fim de observar e encontrar correlações dentro de grandes conjuntos de dados.

Contudo,o modelo essencial é o de regressão linear. Isto porque ele prevê o valor de variáveis ​​dependentes como uma função da variável independente. Esse modelo se dá pela seguinte equação:

onde:

Quer entender como a economia influencia nos investimentos? Baixe o e-book que fala de economia para investidores.

Graficamente, o modelo de regressão linear pode ser visto como uma linha reta através de pontos de dados. Esses pontos representam valores pareados das variáveis ​​dependentes e independentes, como é possível observar no gráfico:

Um exemplo da aplicação da econometria seria estudar o efeito da renda usando dados observáveis. Primeiramente, cria-se uma suposição. Por exemplo: à medida que a renda de uma pessoa aumenta seus gastos também aumentam.

Então, se os dados mostrarem que tal associação está presente, uma análise de regressão pode ser elaborada. O objetivo então é entender a força da relação entre renda e consumo e se essa relação é estatisticamente significativa. Ou seja, se parece improvável de que ela aconteça ou não.

A econometria de Trygve Haavelmo

Trygve Haavelmo foi um economista norueguês laureado com o Prêmio Nobel de Economia em 1989. Suas pesquisas basearam-se em estudos econométricos que mostravam como as teorias econômicas podem ser testadas.

Além disso, muitas de suas pesquisas se concentraram em problemas de interdependência. Inclusive, alguns de seus estudos buscavam prever o investimento em um país.

Esse economista inovou também ao usar estatísticas matemáticas para explicar como algumas teorias econômicas são, de fato, enganosas.

Foi possível entender mais sobre econometria através desse artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Sair da versão mobile