Acesso Rápido

    Bull trap: saiba o que é e como conseguir identificar

    Bull trap: saiba o que é e como conseguir identificar

    Existem muitos movimentos que os agentes do mercado tentam prever e muitas vezes podem errar, caindo numa bull trap.

    Por isso, é importante entender o que é um bull trap, como identificar um e, ainda, os riscos associados ao trade na bolsa de valores.

    O que é Bull Trap?

    Bull Trap é uma expressão utilizada quando vários especuladores acreditam que o mercado está saindo de uma baixa para entrar em bull market, mas na verdade a tendência que o mercado demonstra não condiz com a realidade futura.

    Essa expressão em inglês que pode ser traduzida como armadilha de touro.

    Os mais familiarizados com o mercado, sabem que “Bull Market” é um termo utilizado para afirmar que o mercado está valorizando ou a caminho de valorizar.

    Nessas situações, o investidor que escolheu acreditar nas tendências encontradas pode obter grandes prejuízos financeiros.

    Como funciona uma Bull trap?

    Investidores que utilizam a análise técnica, em geral, aproveitam momentos em que um ativo analisado ultrapassa o nível de resistência.

    Ao chegar no nível de resistência, os especuladores acreditam que o preço começará a seguir uma trajetória de valorização

    Muitos investidores têm prejuizo porque compram os ativos, acreditando que se iniciará uma trajetória de valorização, mas na verdade o ativo desvaloriza mais ainda.

    Portanto, é possível constatar que utilizar apenas a análise técnica para verificar níveis de resistência não é uma garantia de acerto estatisticamente significante.

    O que é Bear Trap?

    Além do Bull trap, existe também a armadilha de urso, conhecida popularmente no mercado como Bear Trap.

    Existem traders que operam a favor da valorização do mercado e outros que operam em função de tendências de queda.

    No caso do Bear Trap, os investidores acreditam que determinado ativo está saindo de um movimento de alta, chegando no nível de resistência, para começar a cair.

    No entanto, ao invés de acontecer o bear market, como os investidores esperavam, o mercado continua em movimentos de valorização, e assim se configura bear trap.

    Quais as características de uma Bull Trap?

    Identificar uma Bull trap pode ser uma tarefa difícil, sobretudo para aqueles que se restrigem a utilização de análises gráficas.

    É verdade que, após a pausa (nível de resistência atingido), o ativo tende a ser valorizado.

    No entanto, não tem como disasociar completamente os ativos do que eles realmente são, sobretudo no caso de ações de empresas.

    Portanto, para operar uma Bull trap, é preciso estar por dentro dos eventos mais importantes relacionados ao ativo em questão.

    Outra estratégia é analisar se o ativo está sendo sobrecomprado ou sobrevendido. Se o ativo estiver sobrecompra, é provável que ocorra uma reversão da baixa.

    Por outro lado, se o ativo estiver sobrevenda, é possível que a tendência de alta continue mesmo após atingir o nível de resistência.

    Quais os riscos de Bull Trap?

    Para os investidores, sobretudo para aqueles com maior propensão a realizar trades, é fundamental conhecer o risco associado a Bull Traps.

    Entre os princiapsi riscos de Bull trap, é possível listar:

    • Risco de perdas elevadas, uma vez que as tendências previstas não se confirmem;
    • Risco de ter que manter ativos comprados de forma ineficiente para não realizar prejuízo;
    • O investidor, sobretudo os inexperientes, podem ter a percepção errônea de um nível de resistência.

    Portanto, é importante, primeiramente, entender que operações fundamentadas apenas na análise gráfica possuem um risco acima da média, porque, em grande parte das vezes, negligenciam os eventos reais que estão acontecendo por trás da precificação dos ativos negociados.

    Vale ressaltar que a análise fundamentalista foi a mais vencedora no longo prazo. O investidor que espera obter bons resultados, tem maior chance de ter bons retornos ao optar por esse tipo de estratégia.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é Bull Trap? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaxo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *