Suno Artigos

Ativo total: o que mostra esse indicador de contabilidade

ativo total

Ao analisar o balanço de uma empresa você irá se deparar com o ativo total e o passivo total dessa companhia.

Entender o que é o ativo total é fundamental para interpretar o que significa esse dado divulgado pela empresa para o seu negócio.

O ativo total de uma empresa é a soma de todos os seus ativos, ou seja, seus bens e direitos. Dessa forma, inclui o ativo circulante, realizável a longo prazo e permanente, também chamado de não circulante.

A definição de ativo na contabilidade é o conjunto de bens e direitos da organização. É a parte positiva do balanço patrimonial da empresa.

Em outras palavras, o ativo é o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados pela empresa para gerarem mais recursos.

Para se configurar como ativo é preciso cumprir quatro requisitos:

São exemplos de ativo: dinheiro em caixa, estoque de mercadorias e máquinas.

Sendo um ativo, ele pode configurar um ativo circulante, ou não circulante.

Ativo total: ativo circulante e não circulante


Ativo Circulante

É todo ativo que já é dinheiro ou será transformado em dinheiro no curto prazo. Em contabilidade entende-se curto prazo até o fim do exercício seguinte.

Fazem parte desse grupo:

Ativo não circulante

É todo ativo que será transformado em dinheiro no longo prazo. Ou seja, após o fim do exercício seguinte. Em outras palavras, são em geral bens duradouros dentro de uma empresa.

Eles são divididos em:

Ao somar o ativo circulante e não circulante de uma empresa temos o ativo total desta companhia.

E ao somar o ativo total com o passivo total da empresa teremos o seu balanço patrimonial. Uma das principais ferramentas para avaliar a posição contábil e financeira de uma empresa.

Por fim, em resumo, o ativo total é soma dos ativos circulantes e não circulantes de uma organização, que são todos os bens e direitos de uma companhia.

Sair da versão mobile