Suno Artigos

Assembleia Geral Ordinária: entenda o que é e como ela funciona

Assembléia Geral Ordinária

Assembléia Geral Ordinária

A lei das SA prevê uma série de normas que as empresas precisam cumprir. Seja empresa de capital fechado ou aberto. Uma delas é a convocação da assembleia-geral ordinária, que também é conhecida pela sigla AGO.

Quem deseja investir em empresas na bolsa de valores ou acabou de ter uma participação mesmo que minoritária em uma empresa de capital fechado, é muito importante entender o que é uma assembleia geral ordinária e como elas funcionam.

O que é a assembleia geral ordinária?

A assembleia geral ordinária ou AGO é uma reunião que por lei ocorre anualmente nos quatro meses seguintes ao término do exercício social, seu principal objetivo é tomar decisões sobre o futuro da empresa segundo o artigo 132 da lei das SA. através da votação dos acionistas em relação aos pontos que serão debatidos.

Segundo a lei, a assembleia geral ordinária deve:

Outras decisões que precisem ser feitas em assembleia na empresa precisam da convocação de uma assembleia geral extraordinária.

Existe também a possibilidade de convocação e realização cumulativa de assembleia geral ordinária e extraordinária (AGO/AGE), desde que ambas sejam convocadas de forma simultânea e realizadas no mesmo local, hora e data, além de serem reunidas em uma única ata. Todos os acionistas da companhia podem participar das assembleias e têm o direito ao voto.

Como funciona a Assembleia Geral ordinária?

Para a realização da assembleia geral ordinária, os administradores da empresa devem apresentar em até um mês antes os seguintes documentos (junto com o local e hora em que os acionistas podem obtê-los):

Procedimentos da assembleia-geral ordinária

Depois de convocada, a assembleia precisa seguir os procedimentos previstos no artigo 134 na lei das SA. Que prevê que caso haja o requerimento de qualquer acionista deve-se ler os documentos que serão analisados na assembleia e submetidos a votação.

A lei também prevê algumas obrigações:

Qual a diferença entre Assembleia Geral Ordinária e Assembleia Geral Extraordinária?

A assembleia geral ordinária deve liberar decisões relacionadas apenas aos cinco tópicos específicos previstos por lei, que são:

Já a Assembleia Geral Extraordinária pode tomar decisões relacionadas a qualquer outro tópico, exceto os cinco listados acima. Além disso, a principal diferença está relacionada ao período em que as assembleias são realizadas, a ordinária deve acontecer anualmente em até 4 meses após o fim do exercício social e a extraordinária não possui um prazo definido e pode ser convocada em diferentes períodos de tempo.

Dessa forma, a assembleia geral ordinária é um mecanismo importante na gestão da empresa e na sua relação com seus acionistas.

Sair da versão mobile