Ricardo Nunes Ricardo Nunes

Ricardo Nunes

Perfil de Ricardo Nunes
Nome Completo Ricardo Nunes
Nascimento 1970
Local de Nascimento Divinópolis, Minas Gerais, Brasil
Filhos 2
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Empresário
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Ricardo Nunes

Quem é Ricardo Nunes?

Ricardo Nunes é um empresário que fundou a rede de lojas varejistas Ricardo Eletro – um império com cerca de 700 lojas distribuídas pela Brasil e mais de 15 mil funcionários.

A rede criada por Ricardo Nunes ganhou ainda mais força quando se fundiu com a varejista baiana Insinuante. A junção das duas empresas deu origem a Máquina de Vendas, uma das maiores empresas de varejo do país na época de sua fundação.

No início da década de 2020, Ricardo Nunes da Ricardo Eletro passou a ministrar cursos e palestras sobre varejo, liderança e vendas, a sua especialidade.

A Máquina de Vendas entrou com pedido de recuperação extrajudicial em 2018.

Biografia de Ricardo Nunes

Ricardo Nunes
Foto: Reprodução/Youtube

Nascido em Divinópolis, cidade de Minas Gerais, Ricardo Nunes começou a carreira ainda cedo, aos 12 anos vendendo mexerica do sítio da família nas ruas.

Quando completou a maioridade, vinha a São Paulo comprar bichos de pelúcia na 25 de março – tradicional centro de compras populares da capital paulista – para vender em Divinópolis.

Foi no ano de 1989 que, com o auxílio de sua família, o empreendedor fundou a Ricardo Eletro. Na época, a loja contava apenas com 20m² e vendia apenas pelúcias.

Com o tempo, os estabelecimentos passaram a vender eletrodomésticos, passando a obter destaque nesse setor.

As lojas da Ricardo Eletro cresceram de forma elevada até que a rede de varejo chegou ao terceiro lugar do país no setor no ano de 2010. Nessa época, a empresa comprou a Insinuante, dono da maior parte do market share do setor no nordeste.

Após a fusão, o grupo Máquina de Vendas (como ficou conhecido), passou a ser a segunda colocada no mercado de varejo nacional, atrás apenas do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Embora atualmente não esteja presente na lista da Forbes, Ricardo Nunes já figurou na lista dos mais ricos do Brasil. Em 2014, ele despontou com patrimônio de R$ 1,52 bilhão.

Ricardo Nunes e a loja Ricardo Eletro

Ricardo Nunes
Foto: Reprodução/Youtube

Em 1989, Ricardo Nunes fundou a Ricardo Eletro, estabelecimento que se tornaria uma das maiores redes de varejo do país, até que problemas envolvendo a corrupção do funcionário fizeram com que

A primeira loja Ricardo Eletro foi fundada em 1989. No início, apesar do nome, o comércio tinha como produto apenas animais de pelúcia.

Com o tempo, acrescentou eletrodomésticos ao negócio e foi crescendo. A estratégia de venda para driblar os concorrentes era cobrir qualquer oferta.

As primeiras lojas fora de Minas Gerais foram abertas em São Paulo e Goiás. Isso foi possível devido a compra da rede de lojas Mig em 2007.

Em 2010, o salto foi ainda maior: em fusão com a baiana Insinuante, a rede varejista de Ricardo Nunes se tornou o grupo Máquina de Vendas – a segunda maior rede do Brasil no ramo de eletrodomésticos.

São mais de 700 lojas espalhadas pelo Brasil e mais de 15 mil funcionários, além de 25 centro de distribuição.

A empresa buscava trabalhar de forma enxuta (tinha apenas sete diretores) e cobria qualquer oferta, iniciativa que a fazia ganhar market share.

Hoje em dia, a rede encontra-se em recuperação judicial, processo iniciado no ano de 2018.

Ler mais

Compartilhe sua opinião