Peter Drucker Peter Drucker

Peter Drucker

Perfil de Peter Drucker
Nome Completo Peter Ferdinand Drucker
Nascimento 19/11/1909
Local de Nascimento Viena, Áustria
Data de Falecimento 11/11/2005
Nacionalidade Austríaco
Conhecido Como Peter Drucker

Biografia de Peter Drucker

Peter Drucker ficou amplamente conhecido por suas obras e ensinamentos. Ele morreu em 2005, mas deixou um importante legado sobre suas percepções de administração empresarial. 

Desde seu primeiro livro, escrito no ano de 1939, Peter Drucker passou a ter cada vez mais reconhecimento em sua área de atuação. Além disso, ele trabalhou como professor e consultor empresarial. Ele trouxe conceitos de respeito ao trabalhador e é autor de 30 livros, com uma qualidade de escrita que chega a surpreender.

Quem foi Peter Drucker

Peter Drucker
Foto: Reprodução/YouTube

Peter Drucker foi um economista e estudioso austríaco considerado o “pai da administração moderna”, alcunha que ganhou principalmente por seu trabalho em relação ao efeito que a globalização causava na economia de uma forma geral, além do impacto do processo no setor privado.

Nesse sentido, o autor de mais de 30 livros, Peter Drucker é um dos primeiros autores a considerar que o relacionamento interpessoal dentro de uma empresa tem impacto direto na qualidade e produtividade do serviço prestado.

Ducker: o pai da administração moderna

Formado em economia, Drucker revolucionou o modo de pensar a gestão empresarial, também por isto começou a ser considerado o pai da administração moderna.

Portanto, entre as principais contribuições de sua obra, o novo formato em se pensar o funcionamento de uma empresa é o que mais se destaca. Sendo assim, o pensamento de que um negócio é um organismo vivo foi pioneiro para o período. Em suma, os conceitos de liderança de Peter Drucker também remodelaram o meio.

Qual é a finalidade das empresas segundo Peter Drucker?

A finalidade das empresas, segundo Peter Drucker, é a entrega de valor para a sociedade. Ou seja, a importância da companhia está em deixar seus clientes satisfeitos, o que traz funções sociais relevantes ao negócio.

Através desse conceito, Drucker ressalta a importância de uma gestão humanizada nos negócios, sobretudo no que se refere ao trabalhador e colaborador da empresa. 

Com isso, a finalidade das empresas vai muito além do lucro para Peter Drucker, embora este também seja um dos fatores a serem considerados para o crescimento da companhia. Basicamente, ele propõe que a obtenção de lucro esteja associada a entrega desses valores.

Por essa razão, o sucesso de uma empresa estaria na soma de um bom desempenho financeiro, com a entrega de valor para a sociedade e um ambiente de trabalho que visa gerar maior qualidade de vida para os seus trabalhadores.

Administração por Objetivos (APO) de Peter Drucker 

A Administração por Objetivos (APO) é um método trazido em um dos livros de Peter Drucker, o The Practice of Management, do ano de 1954. Nesse conceito, o crescimento de uma empresa está ligado à união dos trabalhadores e dos líderes em prol dos objetivos da companhia.

As metas da empresa são elaboradas tanto pelos líderes quanto pelos liderados. Sendo assim, as funções são mais bem distribuídas para que os objetivos sejam alcançados de forma conjunta. Os resultados, por sua vez, serão sempre analisados e monitorados por todos durante o processo.

Para Peter Drucker, o grande estudioso da administração, as metas e objetivos de uma empresa precisam considerar uma associação entre todos os departamentos e não apenas ser observada do ponto de vista de um único setor. Assim, a organização do todo acaba sendo maior do que a soma das partes.

A APO considera mais do que apenas o desempenho excepcional de um único departamento. Ou seja, de nada adiantaria para Drucker o setor de Desenvolvimento de Produtos estar apresentando um ótimo desempenho, se o de Gestão de Pessoas não estiver fluindo conforme o desejado.

O mais importante para o sucesso de um negócio seria adotar um Orçamento Colaborativo, em que as diferentes áreas da empresa aprimorassem seu senso de responsabilidade nos resultados do negócio como um todo.

Os objetivos de uma empresa, de acordo com Peter Drucker, se dividem em 3 níveis. Um deles é o “estratégico”, que inclui as metas de longo prazo. Os objetivos de médio prazo são os “táticos”, enquanto os de curto prazo são os “operacionais”. 

Além disso, a APO propõe que o planejamento estratégico da companhia seja o seu guia para todas as medidas e ações tomadas no negócio. Esse plano deve ser constantemente aprimorado e corrigido quando for preciso.

Trajetória acadêmica de Peter Drucker

Peter Ferdinand Drucker nasceu no dia 19 de novembro de 1909, na cidade de Viena, capital da Áustria.

Filho de uma família considerada culta, Drucker cresceu em meio a debates sobre assuntos variados em reuniões realizadas na sua casa, no qual seus pais convidavam pessoas importantes da sociedade austríaca da época.

Ainda jovem se mudou para a Alemanha. Lá ele se formou na Universidade de Frankfurt em economia. Posteriormente, em 1932, Peter conquistou seu Ph.D. em Direito Internacional.

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Início de sua carreira

Em 1935, com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, Drucker se mudou para Londres. Na capital inglesa, ele trabalhou como economista e jornalista. Posteriormente, dois anos depois, Peter foi transferido aos Estados Unidos, inicialmente trabalhando de correspondente aos jornais do Reino Unido.

Nesse sentido, foi nesse período que Drucker começou sua carreira como professor de economia. Durante a década de 40, o estudioso começou a lecionar no curso de filosofia e política.

Ainda assim, quatro anos mais tarde, em 1950, Drucker começa a dar aulas de administração na Universidade de Nova York, sendo que permaneceu na instituição por mais de duas décadas.

Portanto, foi nesse período que Peter começou a se destacar dentro da sua área e chamou a atenção de grandes empresas e passou a prestar consultorias. Ao longo de sua carreira, o estudioso trabalhou para empresas como Sears, Roebuck, IBM, entre outras.

Posteriormente, em 1971, começa a dar aulas na Claremont Graduate University. Durante três décadas ele permaneceu na instituição de ensino, sendo que se tornou professor icônico do departamento de ciências sociais da universidade.

Ideias de Peter Drucker

Peter Drucker
Foto: Reprodução/YouTube

Entre os diversos estudos e trabalhos de Drucker, uma de suas principais defesas é relacionada que quanto melhor a empresa preencher as demandas de oferta, mais automático será a procura pelo serviço, ou seja, maior será o sucesso do negócio.

Portanto, outro papel questionado em seus estudos e revolucionou o meio foi a forma em que ele propôs enxergar o empregado como uma parte essencial de um negócio, melhorando as relações existentes dentro de uma empresa. Trabalho que ele publicou na década de 50.

Sendo assim, também no período, Peter se tornou pioneiro na ideia de enxergar uma corporação como organismo vivo, sendo que todas as partes de uma empresa deveriam ter ligações entre si.

O que permitiu que não só a visão sobre o empregado mudasse, mas também a ideia da importância do consumidor na criação de um produto.

Além disso, Drucker é o inventor de conceitos e termos como: “(re)privatização”, “gestão por objetivos” e “gestão descentralizada”. Nesse caso, é importante compreender cada um de seus conceitos.

(Re)privatizações

O conceito de (re)privatização é uma das principais ideias de Peter Drucker. Ele difundiu o conceito favorável a privatização de serviços públicos, em que ele acredita que esta seria uma das melhores soluções para diminuir as questões burocráticas de uma administração pública, tornando-a mais eficiente.

Gestão por objetivos

Para Peter Drucker, uma das melhores estratégias de uma empresa é utilizar o seu planejamento como um guia. Além disso, ele afirma que essas estratégias devem sempre passar por atualizações e revisões. Já os objetivos de um negócio devem ser pautados em 3 níveis:

  1. Estratégico: objetivos para o longo prazo;
  2. Táticos: objetivos no médio prazo;
  3. Operacionais: objetivos para o curto prazo.

Por conta da implementação desse conceito de marketing estratégico, diversas empresas na atualidade utilizam as ideias de Peter para inspirar seus negócios.

Gestão descentralizada

Peter Drucker era a favor de uma gestão descentralizada, o que tirava de cena a importância da figura de um líder autoritário. Portanto, é dada uma maior atenção aos colaboradores, de modo que eles tenham um maior poder de decisão. Por conta disso, os setores da empresa apresentam uma maior autonomia organizacional.

No entanto, um dos focos principais da gestão descentralizada de Peter é a relação no ambiente entre as pessoas envolvidas. Desse modo, a empresa pode passar por dificuldades se haver uma gestão de pessoas com resultados ruins, mesmo que a área de desenvolvimento de produtos tenha um trabalho excelente.

Para Drucker, algumas características de uma empresa podem então reduzir os esforços de venda, fazendo com que ela se torne praticamente automática. Dentre elas, está a introdução de uma distribuição adequada, a venda para o cliente certo e um preço justo para um produto ou serviço.

Nesse sentido, por toda sua obra, diversos especialistas consideram Peter Drucker o maior guru de management da história e o pai dos conceitos modernos que envolvem a administração, fixando a ideia de sinergias no universo empresarial.

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Peter Drucker e o Brasil

Peter Drucker também se interessou pela economia dos países da América Latina, sobretudo o Brasil. O estudioso defendia que não existiam países “subdesenvolvidos, mas sim subgeridos”. Dessa forma, via que o Brasil tinha como principal desafio, a integração socioeconômica entre o Sul e o Norte do país.

Nos anos 50, Drucker teve a oportunidade de conhecer o então Presidente da República Juscelino Kubitschek. Nesta oportunidade, o austríaco reafirmou que a construção de Brasília foi muito importante para o Brasil, e fez com que o país “olhasse para o seu interior”.

Já nos anos 80, foi a vez de Ozires Silva conhecer Peter Drucker. O brasileiro, que era presidente da Embraer, recebeu uma ligação inesperada de Peter para trabalhar em um projeto na China.

Drucker era fascinado com a Embraer e o fato de um país em desenvolvimento como o Brasil possuir uma empresa de aviões.

Por fim, Peter Drucker afirmou nos anos 90 que o Brasil não fracassou em se tornar um país desenvolvido, mas sim que houveram grandes desenvolvimentos econômicos, sociais e principalmente psicológicos.

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As principais obras de Peter Drucker

Um ponto essencial que deve ser destacado na trajetória de Peter Drucker é a sua qualidade de escrita, suas obras são usadas para estudos de administração e gestão até agora.

Sendo assim, ele é responsável pela criação de diversas obras de sucesso, com destaque para 3 delas: “Conceito da Corporação”, “Prática da Administração de Empresas” e “Prática da Administração de Empresas”.

Entre os principais livros do Peter Drucker, vai um destaque também para “A Prática da Gerência” (1954), “O Gestor Eficaz” (“The Effective Executive”) (1966) e  “Managing in the Next Society” (2002). O economista ainda foi presidente honorário da Drucker Foundation.

Em 1946, Peter publicou o livro Concept of the Corporation, obra que usou como inspiração seu conhecimento sobre a General Motors.

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Conceito da Corporação (1946)

A primeira publicação de Conceito da Corporação ocorreu em 1946. Se trata do primeiro estudo que aborda assuntos como constituição, estrutura e dinâmica interna de um negócio. Assim, Peter faz uma análise da gestão organizacional interna da empresa General Motors, trazendo justificativas do porquê de seu sucesso.

As ideias desse livro se tornaram uma referência para companhias, entidades ligadas a governos, universidades e até mesmo laboratórios. A obra se tornou um importante guia para seus leitores sobre organização interna de uma empresa.

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Prática da Administração de Empresas (1954)

Em Prática da Administração de Empresas, Peter Drucker une sua análise profunda e precisão científica com a capacidade de atrair a atenção do público leitor. O livro se divide em diversas partes, entre elas:

  • “A Natureza da Administração de Empresas”;
  • “A Administração de uma Empresa”;
  • “A Administração de Administradores”;
  • “A Estrutura da Administração”;
  • “A Administração do Trabalho e do Trabalhador”;
  • “O que significa ser Administrador”;
  • “As Responsabilidades da Administração”;
  • “Bibliografia Selecionada”;
  •  “Índice Remissivo”.

O Gestor Eficaz (1967)

Através do livro O Gestor Eficaz, Peter Drucker mostra quais são as 5 práticas essenciais para se ter produtividade máxima e sucesso, sendo:

  • Gerir melhor o tempo;
  • Saber o que se tem de melhor para ajudar a empresa;
  • Aprender a trazer força e um melhor efeito na empresa;
  • Ter suas prioridades certas;
  • Tomas decisões corretas.

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7 Frases de Peter Drucker

Algumas das frases de Peter Drucker são:

  • “Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.”
  • “Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido.”
  • “Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.”
  • “O gerente que quer ser eficaz e que quer sua organização eficaz está continuamente policiando todos os programas, todas as atividades, todas as tarefas.”
  • “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.”
  • “O que pode ser medido, pode ser melhorado.”
  • “Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: não creiam que mão de obra barata ainda seja uma vantagem.”

O que achou da trajetória de sucesso de Peter Drucker? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

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PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PETER DRUCKER
Quem foi Peter Drucker?

Peter Drucker foi um economista e estudioso austríaco considerado o “pai da administração moderna”, alcunha que ganhou principalmente por seu trabalho em relação ao efeito que a globalização causava na economia de uma forma geral, além do impacto do processo no setor privado.

Frases Peter Drucker

Algumas das frases de Peter Drucker são:

“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.”
“Cada decisão é arriscada: ela é um comprometimento de recursos presentes com um futuro incerto e desconhecido.”
“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.”
“O gerente que quer ser eficaz e que quer sua organização eficaz está continuamente policiando todos os programas, todas as atividades, todas as tarefas.”
“Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes.”
“O que pode ser medido, pode ser melhorado.”
“Não sou especialista em Brasil, mas uma coisa estou habilitado a dizer: não creiam que mão de obra barata ainda seja uma vantagem.”

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