Pedro Cerize Pedro Cerize

Pedro Cerize

Perfil de Pedro Cerize
Nome Completo Pedro Luiz Cerize
Nascimento 1970
Nacionalidade Brasileiro
Formação Administração de empresas
Ocupação Gestor da Skopos Investimentos
Conhecido Como Pedro Cerize
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Pedro Cerize

Quem é Pedro Cerize

Pedro Cerize é sócio-fundador da Skopos Investimentos, gestora de ações que atua no mercado financeiro nacional. É conhecido por suas práticas não convencionais ao investir.

Pedro Cerize também é sócio fundador de uma produtora de conteúdo voltado para a Bolsa de Valores, empresa que esteve recentemente envolvida em uma polêmica com uma concorrente do mercado sobre a prática utilizada por seus analistas.

Formado em administração de empresas, Pedro Cerize tem a maior parte de sua carreira voltada ao setor financeiro.

Carreira de Pedro Cerize

Pedro Cerize

Pedro Cerize nasceu em 1970.

Após encerrar o colegial, ingressou, em 1988, no curso de administração de empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV), graduação que concluiu em 1991.

Dois anos após se formar, em 1993, Cerize concluiu seu MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec).

Ainda na década de 90, ele se tornou trader do banco BBA, função que ocupou por mais de três anos. Posteriormente, ele também trabalharia nesta função na corretora Socopa.

Em 2001, Cerize se tornou sócio da Contax. Naquele ano, o investidor se tornaria um dos criadores da administradora de recursos Skopos, que se tornou seu negócio principal.

Quer aprender a medir o valor real de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos.

Ao longo de sua trajetória profissional, o executivo atuou como diretor em diversas empresas. Entre elas, estão: Vale Fertilizantes S.A., Companhia de Gás de São Paulo – Comgás, PDG Realty S.A., Companhia Paranaense de Energia.

O investidor também é sócio e um dos escritores de uma empresa voltada para publicações sobre a Bolsa de Valores, além de ser conselheiro independente da Porto Seguro desde 2007.

Histórico dos fundos de Pedro Cerize

Cerize é conhecido no mercado financeiro por pregar que seus fundos tem retornos consideráveis, mesmo utilizando modelos de investimentos questionáveis.

Desde 2017, o investidor ganhou destaque no meio, principalmente por causa de sua atividade nas redes sociais.

Contudo, a contextualização do cenário mostra que mesmo nesta alta, o fundo ainda se equiparava ao crescimento do Ibovespa, chegando ao final de 2018 abaixo do principal índice da Bolsa de Valores. Ou seja, um dos melhores rendimento da história de seu principal fundo ocorreu em um período em que o mercado financeiro nacional estava favorável para os investidores.

Além disso, desde 2005, ano de criação do fundo, ele perde na comparação com o CDI.

O Skopos Brk é um fundo de investimento em cotas e coloca quase a totalidade de seu patrimônio no Skopos Master FIA, outro fundo bastante comentado e administrado por Cerize.

Criado em 2007, seu rendimento historicamente também é abaixo do rendimento trazido pelo CDI (Certificados de Depósitos Interbancários), que é o principal benchmark para a renda fixa.

Além de operar abaixo de um tipo de investimento com características mais seguras, as oscilações do Master ganham destaque.

Mesmo com um discurso de que existe a fórmula para amenizar os efeitos das oscilações do mercado, os principais negócios de Pedro Cerize historicamente apresentam uma realidade diferente, tendo seus resultados ligados diretamente ao momento do Ibovespa. Para entender melhor como funciona a bolsa de valores, lei o artigo da Suno sobre o assunto.

Ler mais

Compartilhe sua opinião