Nouriel Roubini Nouriel Roubini

Nouriel Roubini

Perfil de Nouriel Roubini
Nome Completo Nouriel Roubini
Nascimento 29/03/1958
Local de Nascimento Istambul, Turquia
Idade 63
Nacionalidade Turco
Formação Economista
Ocupação Presidente da Roubini Marcro Associates LLC
Conhecido Como Dr. Doom
Redes Sociais Facebook Linkedin

Biografia de Nouriel Roubini

Quem é Nouriel Roubini

Nouriel Roubini é presidente da Roubini Marcro Associates LLC, empresa voltada para ramo da consultoria de investimentos e econômica. Nouriel também é professor na Stern School of Business da Universidade de Nova York e autor de uma série de livros e artigos.

Nouriel Roubini ainda é conhecido por suas ‘previsões’ sobre prováveis crises econômicas, sendo que foi uma das pessoas que defendeu de forma mais sucinta a existência da bolha imobiliária que acarretou na crise econômica de 2008.

Formado em economia, Nouriel tem a maior parte de sua carreira voltada para o campo acadêmico.

Contudo, ao longo de sua trajetória, figurou em cargos de relevância em diversas instituições econômicas e em alas do estado.

No início dos anos 2000, o estudioso ganhou destaque no meio ao prever a crise global no final da primeira década dos anos 2000.

Seu ‘acerto’ lhe rendeu a alcunha de Dr. Doom (Dr. Apocalipse).

Nouriel é uma das figura de destaque em assuntos voltados para macroeconomia e economia política.

Trajetória de Nouriel Roubini

Nouriel Roubini

Nouriel Roubini nasceu no dia 29 de março de 1958, na cidade de Istambul, Turquia.

Quando criança morou por um breve período no Irã e em Israel, contudo a maior parte de sua juventude foi na Itália.

Entre 1962 e 1983, Roubini residiu com sua família na Itália. No país europeu, ele viveu a maior parte do tempo na cidade de Milão, lá o jovem terminou o colegial e ingressou no curso de economia política na Universidade Bocconi.

Após se formar, em 1983, Nouriel se mudou para os Estados Unidos. Cinco anos depois, em 1985, Roubini conquistou o título de Ph.D. em economia pela Universidade de Harvard.

No mesmo ano em que encerrou sua especialização, o Dr. Doom se tornou professor associado da escola econômica da Universidade de Yale.

Permanecendo por sete anos na posição, quando, em junho de 1995, ele se mudou à Nova York e assumiu o posto de professor na NYU Stern School of Business. Instituição em que permanece lecionando há mais de duas décadas.

Durante a década de 90, Roubini trabalhou em grandes instituições econômica, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), Reserva Federal dos Estados Unidos (FED), no Banco de Israel e no Banco Mundial.

Em 1998, Nouriel assumiu o posto de economista sênior no Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, no governo de Bill Clinton. Posteriormente, ele trabalharia para a equipe do Departamento do Tesouro.

Desde 2007, Roubini é colaborador do Project Syndicate.

O economista ainda é fundador e CEO do Roubini Marcro Associates LLC. Negócio que iniciou em 2016.

Dr. Doom

Nouriel Roubini

Nouriel ganhou holofotes no campo das finanças quando, em 2005, afirmou para Forbes que “o preço dos imóveis residenciais surfava em uma onda especulativa, que brevemente faria afundar a economia”.

No período, parte de setor colocou as ‘especulações’ de Roubini como algo irreal. Contudo, menos de três anos depois, as previsões do Dr. Doom se mostraram certas.

Desde então, Roubini se tornou uma das figuras de prestigio quando o assunto é economia política. Parte do método que o estudioso utiliza é analisar de forma macroeconomia como estão as finanças de países emergentes.

Nos últimos anos, Nouriel defendeu que a zona do euro tende a crescer de forma desigual e a desaceleração do crescimento da China.

Nouriel Roubini é um dos economistas mais respeitados em assuntos ligados a crise financeira. Para entender o impacto que uma crise financeira tem na economia de um país, a Suno tem um artigo sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião