Nivio Ziviani Nivio Ziviani

Nivio Ziviani

Perfil de Nivio Ziviani
Idade 75
Nome Completo Nivio Ziviani
Nascimento 27/08/1946
Local de Nascimento Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Nacionalidade Brasileiro
Formação Engenharia mecânica
Ocupação Docente e pesquisador
Site Oficial https://homepages.dcc.ufmg.br/~nivio/en/index.php
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Nivio Ziviani

Quem é Nivio Ziviani

Nivio Ziviani é pesquisador e professor da Universidade Federal de Minas Gerais. É, também, autor de seis livros, traduzidos para diversos idiomas.

Nivio Ziviani já criou três empresas e vendeu uma delas, a Akwan, para o Google. A startup é um serviço de buscas específicas, criada em 1999.

A aquisição da empresa de Ziviani foi apenas a segunda vez que a gigante de tecnologia norte-americana comprou uma startup fora dos Estados Unidos.

Em janeiro de 2019, Ziviani foi indicado pelo governo para ocupar o conselho de administração da Petrobras.

No comunicado, a empresa declarou: “A indicação do professor Ziviani para o Conselho de Administração da Petrobras é consistente com a ênfase dada à tecnologia da informação no processo de mudança transformacional para a maximização da geração de valor para os acionistas e o Brasil”.

Trajetória de Nivio Ziviani

Nivio Ziviani nasceu em 1946, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Ziviani formou-se em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais tarde, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Nivio Ziviani conquistou o mestrado em informática. É também PhD em ciência da computação pela University of Waterloo, no Canadá.

Nos anos 1970, o docente foi monitor do primeiro computador da UFMG. Posteriormente, já na década de 1980, após estudar no Canadá, começou um processo pouco comum no Brasil: o empreendedorismo em universidades.

De acordo com entrevista concedida por Nivio ao Terra, no Canadá ele teve aulas com Gaston Gannet, criador de diversas startups: “Ele me ensinou a importância de transformar resultados de pesquisa em riqueza para a sociedade, na forma de startups.

Com o avanço da internet no Brasil, em 1994 Nivio Ziviani criou seu primeiro laboratório na UFMG. O Laboratório para Tratamento da Informação tinha como objetivo gerar tecnologias para utilização comercial.

Como resultado do trabalho, surgiu o Mercado Persa – um dos primeiros sites de comércio eletrônico do Brasil. Veio também de lá um protótipo de computador popular que deu origem à empresa International Syst.

Em 1997, em parceria com um aluno, criou um mecanismo de buscas com mais eficiência. A ferramenta chamada Minner foi vendida dois anos depois por R$ 4 milhões.

No mesmo ano, criou a Akwan, um serviço de buscas específicas. Por volta de 2006, os fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page visitaram Nivio na UFMG e levaram a tecnologia – embora também quisessem a mão de obra qualificada treinada pelo professor.

Da proposta, surgiu o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Google na América Latina, localizado em Belo Horizonte.

A Google faz parte de um grupo de empresas que, reunidas, recebem o nome de FAANG. Essas companhias fazem parte da nova economia mundial e de capital aberto. A FAANG é composta por Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google. A Suno fez um artigo específico sobre a FAANG – clique aqui para entender melhor o que isso significa.

Após a venda das duas startups que criou, Nivio Ziviani criou a Zunnit, empresa que recomenda notícias e produtos culturais para internautas. E conta também com técnicas de deep learning e big data para fornecer análises do comportamento dos usuários.

Além da criação de startups, Nivio Ziviani é autor dos livros Projeto de Algoritmos Com implementações em Pascal e em C e Projeto de Algoritmos Com implementações em Java e C++. Ambos traduzidos para outros idiomas.

Em janeiro de 2019, Nivio Ziviani foi indicado pelo governo para ocupar o conselho de administração da Petrobras. A confirmação da entrada no professor pela Petrobras aconteceu em maio.

Ler mais

Compartilhe sua opinião