Marcelo Giufrida Marcelo Giufrida

Marcelo Giufrida

Perfil de Marcelo Giufrida
Nome Completo Marcelo Giufrida
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Engenharia de produção
Ocupação CEO da Garde Asset Management
Conhecido Como Marcelo Giufrida
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Marcelo Giufrida

Quem é Marcelo Giufrida

Marcelo Giufrida é sócio fundador e Chief Executive Office (CEO) da Garde Asset Management, gestora de investimentos independente que tem atuação no setor de fundos multimercados e na área de previdência.

Além disso, Marcelo Giufrida é um nome conhecido no setor bancário, área que atuou por mais de duas décadas, e, por seu período na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Formado em engenharia de produção, Marcelo tem toda sua carreira voltada para o setor financeiro.

O executivo atuou a maior parte de sua trajetória no Banco CFF Brasil e no BNP Paribas.

Desde 2013, é presidente e sócio do Garde Asset.

Giufrida ainda é associado ao Fundo Patrimonial Amigos da Poli desde 2016.

Trajetória de Marcelo Giufrida

Marcelo Giufrida

Marcelo Giufrida se formou em engenharia de produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), graduação que cursou entre os anos de 1981 e 1985.

Ainda no campo acadêmico o executivo possui uma extensão em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada no ano de 1987.

Sua carreira profissional começou quando ainda estava na faculdade, em 1984, atuando no mercado financeiro.

Em 1987, Marcelo iniciou sua trajetória no Banco CFF Brasil, sendo que ele permaneceu na instituição financeira até o ano 2000.

Ao longo de mais de 13 anos, Giufrida foi responsável pela área de Asset Management do Banco no Brasil (BBAS3), chegando ao posto de vice-presidente da instituição financeira.

Em dezembro de 2000, Marcelo assumiu o posto de CEO do BNP Paribas, onde atuou até 2013.

Durante seu trabalho no BNP, Giufrida atuou como presidente da área de Asset Management da empresa no país.

Também no BNP, o executivo atuou como coordenador da divisão de investment solutions do grupo, setor responsável pelos segmentos de: serviços financeiros, seguros e private equity do banco.

Em setembro de 2013, após mais de 12 anos, o empresário deixou o BNP para participar da criação da Garde Asset Management.

Ainda em sua trajetória profissional, Marcelo começou a atuar na Anbid, em 1996, sendo que participou do processo de fusão com a Andima, dando surgimento à Anbima.

Em sua trajetória na Anbima o empresário foi presidente durante quatro anos. O executivo deixou de atuar na associação em 2012.

Marcelo Giufrida e a Garde Asset Management

Marcelo Giufrida

Junto de Carlos Calabresi, Marcio Georgetti e Rodrigo Pagnani, Marcelo fundou a Garde Asset Management em 2013.

Garde, que no francês, dá nome a parte da espada que serve como proteção ao esgrimista, e que também pode significar custódio. Fator que foi determinante para escolha do nome.

Marcelo também busca, através de sua gestora, passar a filosofia de que a união em um negócio é fundamental para seu sucesso.

A Garde, é uma empresa com foco na gestão de fundos multimercados, sendo responsável pelo fundo D’artagnan BNY.  O grupo ainda atua no setor de previdência, sendo uma das empresas do renome do segmento.

O que faz com que o nome de Marcelo Giufrida ganhe destaque no setor financeiro, especialmente por sua posição na Garde. Para entender qual é a função de um CEO em uma empresa, leia o Artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião