Marcelo Giufrida Marcelo Giufrida

Marcelo Giufrida

Perfil de Marcelo Giufrida
Nome Completo Marcelo Giufrida
Local de Nascimento Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Engenharia de produção
Ocupação CEO da Garde Asset Management
Conhecido Como Marcelo Giufrida
Gênero Masculino
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Marcelo Giufrida

Quem é Marcelo Giufrida

Atualmente Marcelo é sócio e CEO da Pinheiros Investimentos, gestora de investimento. Além disso, é sócio da Zizão Participações e da GBZ Energia SA, empresa que atua no desenvolvimento e operação de projetos greenfield de energia solar em GD.

Ele foi sócio e Chief Executive Office (CEO) da Garde Asset Management, gestora de investimentos independente que tem atuação no setor de fundos multimercados e na área de previdência.

Marcelo Giufrida é um nome conhecido no setor bancário, área que atuou por mais de duas décadas, e, por seu período na Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Formado em engenharia de produção, Marcelo tem toda sua carreira voltada para o setor financeiro.

O executivo atuou a maior parte de sua trajetória no Banco CFF Brasil e no BNP Paribas.

Giufrida ainda é associado ao Fundo Patrimonial Amigos da Poli desde 2016.

Trajetória de Marcelo Giufrida

Marcelo Giufrida se formou em engenharia de produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), graduação que cursou entre os anos de 1981 e 1985.

Ainda no campo acadêmico o executivo possui uma extensão em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada no ano de 1987.

Sua carreira profissional começou quando ainda estava na faculdade, em 1984, atuando no mercado financeiro.

Em 1987, Marcelo iniciou sua trajetória no Banco CFF Brasil, sendo que ele permaneceu na instituição financeira até o ano 2000.

Ao longo de mais de 13 anos, Giufrida foi responsável pela área de Asset Management do Banco, chegando ao posto de vice-presidente da instituição financeira.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Em dezembro de 2000, Marcelo assumiu o posto de diretor executivo do BNP Paribas, onde atuou até 2013.

Também no BNP, o executivo atuou como coordenador para o Brasil da divisão de investment solutions do grupo, setor responsável pelos segmentos de: serviços financeiros, seguros e asset management do banco.

Em setembro de 2013, após mais de 12 anos, o empresário deixou o BNP para participar da criação da Garde Asset Management.

Ainda em sua trajetória profissional, Marcelo começou a atuar na Anbid, em 1996, sendo que participou do processo de fusão com a Andima, dando surgimento à Anbima.

Em sua trajetória na Anbima o empresário foi presidente durante quatro anos. O executivo deixou de atuar na associação em 2012.

Marcelo Giufrida e a Garde Asset Management

Foto: Reprodução/YouTube

Junto de Carlos Calabresi, Marcelo fundou a Garde Asset Management em 2013. A Garde é uma empresa com foco na gestão de fundos multimercados.

O que faz com que o nome de Marcelo Giufrida ganhe destaque no setor financeiro, especialmente por sua posição na Garde. Para entender qual é a função de um CEO em uma empresa, leia o Artigo da Suno sobre o tema.

EBOOK 10 LIVROS

Saída da Garde

Em meados de 2022, depois de quase 10 anos trabalhando à frente da Garde, Marcelo Giufrida resolveu sair da companhia.

Nesse processo de saída, Giufrida acabou indo para a Pinheiros Investimentos, Na Pinheiros, Marcelo se tornou sócio majoritário.

Pinheiros Investimentos

A Pinheiros Investimentos é uma “asset” formada em meados de 2023. A constituição da Asset ocorreu em parceria com o grupo ligado ao segmento de energia, Paraty.

Ao entrar para a Pinheiros, Marcelo acabou se tornando um dos maiores acionistas da Asset, além de acumular a função de CEO da companhia.

Com as credenciais junto a CVM e ANBIMA, a Pinheiros Investimentos está se preparando para lançar o seu primeiro produto financeiro no mercado, um FIP (Fundo de Participações-Infraestruturas.

Este primeiro fundo a ser lançado pela Pinheiros, terá como objetivo, levantar recursos para investir em energia limpa. Ou seja, em projetos envolvendo energia eólica, solar e hidráulica. Além disso, o fundo também pretende investir na transmissão de energia.

Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre este primeiro FIP da Pinheiros, mas, ao que tudo indica, o fundo estará liberado para investidores pessoa física e jurídica.

Segundo o próprio Marcelo Giufrida, a Pinheiros está aberta a outras oportunidades de investimentos, para além do segmento de energia. Apesar do primeiro fundo ter como alvo a energia limpa, outros produtos financeiros, visando outras áreas, poderão ser constituídos no futuro.

Mesmo sendo uma pequena asset, a Pinheiros Investimentos, conta com 17 profissionais especializados na área de energia. De acordo com Giufrida, alguns dos principais executivos da asset também são sócios do negócio.

Desse modo, com uma boa estrutura, Marcelo explica que a Pinheiros continua em busca de novos profissionais qualificados para ajudar na evolução da empresa.

Sócio da GBZ Energia S.A

Além de ser sócio da Pinheiros Investimentos, Giufrida também é sócio da GBZ Energia S.A. A GBZ também é uma empresa focada no segmento de energia limpa, mas diferente da Pinheiros Investimentos, a GBZ investe diretamente na produção de energia.

Até o momento, a companhia possui mais de 15 MWp instalados em 30 usinas fotovoltaicas, 26 MWp com pareceres isentos aprovados pela Lei 14.300/2022 e 4 unidades geradoras.

As usinas da companhia estão localizadas na Bahia, Ponta Negra (MG). No estado do Paraná, existem 2 usinas, a Alto do Paraná, e Alto do Paraná 2.

Dessas 4 usinas, 2 estão ativas, 1 em fase de ligação e outra em construção. Além de Giufrida, a GBZ possui como sócios os empresários: Alexandre Zamith, Silvia Zamith e Marcelo Bernardini.

Ler mais

Compartilhe sua opinião