Jordan Belfort Jordan Belfort

Jordan Belfort

Perfil de Jordan Belfort
Nome Completo Jordan Ross Belfort
Nascimento 09/07/1962
Local de Nascimento Nova Iorque, Estados Unidos
Filhos 2
Idade 59
Nacionalidade Norte-americano
Ocupação Palestrante
Conhecido Como Lobo de Wall Street
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Jordan Belfort

Quem é Jordan Belfort

Jordan Belfort é um ex-corretor da bolsa de valores conhecido por ser o líder de um dos crimes relacionados ao mercado imobiliário mais famosos da história. Ele é o escritor do livro de memórias “O Lobo de Wall Street”.

Além disto, Jordan Belfort também atua como autor e palestrante com foco voltado para o motivacional.

Jordan chegou a iniciar a graduação, contudo abandonou o curso de odontologia buscando áreas que dariam maior retorno financeiro.

Belfort chegou a empreender no início de sua carreira, contudo, no final dos anos 80, se dedicou à trajetória de corretor.

Foi no período que ele abriu a Stratton Oakmont, negócio que entrou para história por um dos casos de fraudes mais conhecido da história.

Jordan ganhou destaque ao retratar o caso no livro O Lobo de Wall Street, obra que virou filme.

Desde então, Belfort atua como palestrante.

Trajetória de Jordan Belfort

Jordan Belfort

Jordan Ross Belfort nasceu no dia 9 de julho de 1962, no bairro do Queens, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos.

Após concluir o colegial, Jordan ingressou no curso de odontologia na American University. Na época só foi possível ingressar na faculdade porque ele havia aberto um pequeno negócio de gelo com Elliot Loewenstern, seu amigo de infância.

Contudo, Belfort abandonou a faculdade ainda no início, isto porque o reitor do curso afirmou que odontologia não renderia mais tanto dinheiro.

Após deixar a graduação, Jordan abriu um comércio que vendia carne e frutos do mar, negócio que teve um momento de expansão. Porém, sua inexperiência administrativa teve impacto e, aos 25 anos de idade, ele decretou falência.

Procurando outro um emprego, Belfort foi indicado para ser estagiário na L.F. Rothschild.

Contudo a corretora fechou após a quebra da bolsa de valores que aconteceu em 1987.

Porém, seu período no negócio fez com que ele optasse em seguir carreira no mercado financeiro.

Em 1989, Jordan fundou a Stratton Oakmont como um braço da Stratton Securities, negócio comprado posteriormente pelo empresário.

Camuflando o real valor de pequenas empresas, o negócio cresceu de forma acelerada, chegando a empregar 1000 corretores em seu auge, além de estar envolvida em mais de US$ 1 bilhão em negociações.

Desde seu início a Associação Nacional de Negociantes de Valores Mobiliários, atual Autoridade

Reguladora do Setor Financeiro, esteve monitorando as atividades da Stratton Oakmont.

Em 1996, o órgão regulatório conseguiu provar as irregularidades envolvendo o negócio e Belfort. Isto fez com que a NASD banisse a empresa.

Na ocasião Jordan foi denunciado por fraude no mercado financeiro e lavagem de dinheiro e sentenciado a pagar US$ 110 milhões, além de quatro anos de prisão, cujo só permaneceu por 22 meses.

Jordan Belfort após o escândalo

Jordan Belfort

Após deixar a prisão, Belfort ganhou destaque por seus livros o Lobo de Wall Street e a Caçada do Lobo de Wall Street.

Nas obras, o ex-investidor conta sua história no mercado financeiro, falando inclusive do período em que foi o homem por trás da Stratton Oakmont.

Além disto, Jordan é lembrado por suas palestras, sendo que seu lema é: “a capacidade de vender qualquer coisa para qualquer um, em enormes quantidades”.

Seu nome ganhou destaque mundial após ser interpretado pelo ator Leonardo DiCaprio em 2013, no filme Lobo de Wall Street, obra dirigida por Martin Scorsese.

Não à toa o nome de Jordan Belfort é um dos mais conhecidos do mercado financeiro, principalmente pelo seu esquema fraudulento. Para entender sobre fraudes, leia o artigo da Suno sobre o tema. 

Ler mais

Compartilhe sua opinião