John Elkann John Elkann

John Elkann

Perfil de John Elkann
Nome Completo John Philip Jacob Elkann
Nascimento 1 de abril de 1976
Local de Nascimento Nova York, EUA
Nacionalidade Estadunidense
Formação Engenharia
Ocupação Empresário
Fortuna US$ 2,1 bilhões (2021)
Conhecido Como John Elkann
Redes Sociais Twitter

Biografia de John Elkann

Quem é John Elkann?

John Elkann é presidente e CEO da Exor, holding da família italiana Agnelli. A Exor tem participações na Ferrari, na Fiat e CNH Industrial.

A Exor inclui a participação na equipe de futebol Juventus. A Fiat foi fundada pela família de John Elkann, que passou a fazer parte de diversos negócios, o que inclui empresas de comunicação, como o Economist e outros jornais da Itália.

Esse papel de liderança veio da família Gianni Agnelli, em que John Elkann fazia a supervisão dos negócios. Ele foi importante na compra da Chrysler feita pela Fiat no ano de 2009. Do mesmo, participou da fusão da empresa com a Peugeot no ano de 2021, surgindo assim a Stellantis.

ANIVERSARIO SUNO 7 ANOS

A trajetória de vida de John Elkann

John Elkann
Foto: Marco Alfa

John Philip Jacob Elkann nasceu em 1 de abril de 1976, em Nova York, nos EUA. Apesar disso, ele também tem cidadania italiana. Seu pai é Alain Elkann, na época um jornalista e escritor, enquanto sua mãe é Margherita Agnelli.

Em 1981, os pais de John Elkann se divorciaram, mas depois se casaram de novo. Seus avós foram Gianni Agnelli e Marella Agnelli. Seu tio-bisavô da parte de pai, era um renomado banqueiro, chamado Ettore Ovazza.

John tem dois irmãos, Lapo e Ginevra, assim como cinco meio-irmãos. Em sua época de escola, Elkann foi da escola primária no Reino Unido e também do Brasil. Passado algum tempo, sua família se mudou para Paris, França.

EBOOK 10 LIVROS

Carreira profissional de Elkann

Na França, no ano de 1994, ele se formou na State School Lycée Victor-Duruy. No ano 2000, ele já voltou para a Itália, e cursou engenharia de gestão no Politecnico di Torino.

John Elkann realizou alguns estágios enquanto cursava engenharia. Um deles ocorreu em 1996, numa fábrica de faróis na Inglaterra. O segundo estágio foi em 1997, em uma linha de produção na Polônia. No ano seguinte, ele estagiou em uma concessionária de automóveis na França e depois no CIG da GE, no segmento de leilões eletrônicos.

Ele se tornou conselheiro da Fiat, após ter se tornado herdeiro de seu avô Gianni Agnelli. John também entrou no programa de Auditoria Corporativa da General Electric, empresa que permaneceu por dois anos. A partir de então, ele passou a ficar mais próximo dos negócios de sua família, o que colaborou para o crescimento das empresas.

John e seu papel de liderança

Em 2004, John Elkann se tornou vice-presidente da Fiat e da Giovanni Agnelli Sapaz, que hoje se conhece pelo nome de Giovanni Agnelli BV, a controladora da Exor. No mesmo ano, Elkann foi o responsável por colocar Sergio Marchionne no cargo de CEO da FCA. No ano de 2008, ele se tornou chefe da IFIL e em 2010 virou presidente da Fiat SpA, chamada Fiat Chrysler Automobiles.

No ano de 2011, passou a ser o presidente e CEO da Exor, que desde então, passou a ter um crescimento incrível no valor de seus ativos durante os 10 anos seguintes. Em 2020, Louis Camilleri pediu demissão e passou o cargo de CEO da Ferrari para John.

Importante destacar a relevância do portfólio da Exor, que tem consigo o renomado time de futebol italiano Juventus, assim como importantes organizações de mídia, como o Economist e outros jornais italianos conhecidos pelo público.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Reconhecimento de John Elkann

Além disso, John Elkann se tornou membro do conselho da Partner Re. Mas além dos cargos de liderança o bilionário também é conhecido pelos seus trabalhos filantrópicos. Ele é presidente da Fundação Agnelli, uma instituição sem fins lucrativos que apoia a educação.

Ele se tornou um dos gerentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, segundo a classificação da Fortune no ano de 2013.

No ano de 2019, iniciou o projeto de fusão da Fiat Chrysler (FCA) e a Peugeot SA, que formaria a empresa Stellantis. No mesmo ano, o GEDI Gruppo Editoriale do CIR Group foi comprado pela Exor. Em 2021, John Elkann recebeu o título de Cavaleiro da Ordem do Mérito do Trabalho da indústria automotiva.

Segundo a revista Forbes, o patrimônio de John Elkann é de cerca de US$ 2,1 bilhões.

O que achou da trajetória de John Elkann? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

PLANILHA DA VIDA FINANCEIRA

Ler mais

Compartilhe sua opinião