Israel Salmen Israel Salmen

Israel Salmen

Perfil de Israel Salmen
Nome Completo Israel Salmen
Nascimento 1990
Local de Nascimento Governador Valadares, Minas Gerais
Nacionalidade Brasileiro
Formação Economia (UFMG)
Ocupação CEO da Méliuz
Conhecido Como Israel Salmen
Site Oficial https://www.meliuz.com.br/
Redes Sociais Facebook Twitter Linkedin

Biografia de Israel Salmen

Quem é Israel Salmen?

Israel Salmen é um empreendedor brasileiro conhecido por fundar e ser o atual CEO da Meliuz, o maior aplicativo de cashback do Brasil. Através de serviços como cashback em lojas parceiras e cartão de crédito com cashback, a empresa vem consolidando-se como uma importante empresa brasileira de inovação tecnológica.

O empreendedor formou-se na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também estudou na Stanford University. Com a fundação da Meliuz em 2011 e seu crescimento nos anos seguintes, a companhia conseguiu fazer seu IPO em 2020, sendo a primeira startup brasileira a ter seu capital aberto na bolsa de valores.

Trajetória empreendedora de Israel Salmen

Israel Salmen

A trajetória empreendedora de Salmen começou cedo: em 2004, fundou a GGospel, portal online cristão com notícias e matérias. Salmen permaneceu nesse projeto até 2006.

O empreendedor começou seus estudos na Universidade Federal de Minas Gerais, onde graduou-se em economia. Seus estudos duraram de 2007 até 2010.

Ainda na graduação, em 2009, Israel Salmen, junto com seu sócio e colega de universidade Ofli Guimarães, fundaram a Solo Investimentos, companhia voltada para o mercado de capitais. Esse empreendimento durou dois anos, quando ambos decidiram vender a empresa no ano de 2011.

Após a venda, os dois empresários mantiveram-se ativos, levantando $ 200 mil de um investidor e fundando a Méliuz, empresa voltada para a oferta de cashback em lojas parceiras.

Planilha da Vida Financeira

Coloque suas finanças em ordem! Baixe gratuitamente nossa planilha e aprenda a planejar todas as etapas da sua vida financeira da melhor forma!

Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

No ano seguinte, em 2012, a Méliuz entrou para o programa Startup Chile, um programa governamental cujo objetivo é acelerar startups no país. O programa durou seis meses e serviu para que Israel Salmen e seu sócio solidificassem a visão da empresa. Com a expertise adquirida, a Méliuz começou a fortalecer suas operações.

Nos anos seguintes, a empresa continuou crescendo e recebeu investimentos de cinco investidores diferentes. Entre eles, destaca-se o empresário francês Fabrice Grinda, conhecido como o investidor-anjo que atuou como um dos criadores da OLX.

Entre 2015 e 2018, Isael Salmen trabalhou ajudaram na mentoria para o desenvolvimento da Pelando, uma startup que junta em sua plataforma descontos de diversas lojas parceiras. Atualmente, a empresa possui mais de 10 milhões de visitantes mensais.

Israel Salmen tornou-se mentor na Endeavor, organização que visa auxiliar no crescimento de negócios de impacto positivo ao redor do mundo. O empreendedor iniciou nessa função em 2016, onde permanece até hoje.

Também em 2016, o empresário iniciou seus estudos na Stanford University, onde realizou um curso de educação executiva, além de um curso sobre inovação e empreendedorismo.

Através de sua expertise, o empreendedor lançou diversos outros serviços com a Méliuz: cashback para negócios físicos (farmácias, postos, mercados e outros), cartão de crédito com cashback em parceria com o Banco PAN (BPAN4), além de outros.

Méliuz: a startup brasileira que chegou na bolsa de valores

A Méliuz (CASH3) é uma empresa de cashback. Ou seja: ela é responsável por devoltar ao cliente parte do valor que as companhias pagam para anunciar no site. Hoje, a empresa é o maior programa de recompensas do país, favorecendo a própria empresa, os negócios parceiros e os clientes.

Através do cadastro na plataforma da Méliuz, o cliente recebe seu dinheiro do cashback na própria conta. A partir daí, ele pode retirar os valores a partir de R$ 20 sem nenhum custo de transação.

A empresa de Israel Salmen possui mais de 1.600 lojas parceiras, como a Ricardo Eletro, Lojas Americanas, Submarino, Saraiva e outras. Esse tipo de parceria beneficia as lojas, uma vez que fideliza os clientes através dos ganhos com cashback.

Inicialmente, o serviço funcionava de duas formas: entrando nas lojas parceiras através do site da Méliuz ou usando uma extensão para navegadores (como o Google Chrome ou Mozilla Firefox) que ativa o cashback uma vez dentro das lojas parceiras.

Em 2014, Lucas Marques tornou-se o COO da empresa. Com o desenvolvimento das estratégias de negócios da companhia, foi criado um aplicativo, onde as melhores ofertas são exibidas. É possível comparar o programa de recompensas entre as diversas lojas parceiras, além de consultar o saldo e sacar o valor em dinheiro.

Além disso, o aplicativo é usado para a devolução de dinheiro em lojas físicas. Para isso, é preciso cadastrar e validar os meios de pagamento (como cartões de crédito e de débito) no aplicativo, procurar por lojas parceiras próximas e fazer o pagamento através de uma máquina da Cielo (CIEL3). Em lojas como farmácias e mercados, basta informar o número de telefone cadastrado para receber o cashback.

Em 2020, Israel Salmen e sua equipe levaram a startup até a bolsa de valores. A Méliuz realizou seu IPO, tornando-se a primeira startup a abrir capital na B3. Atualmente, é possível adquirir ações da empresa través do código de negociação CASH3.

Ler mais

Compartilhe sua opinião