Eric Yuan Eric Yuan

Eric Yuan

Perfil de Eric Yuan
Nome Completo Eric Yuan
Nascimento 20/02/1970
Local de Nascimento Tai'an, Shandong, China
Filhos 3
Nacionalidade Chinês e americano
Formação bacharelado de matemática aplicada; Especialização na Universidade de Ciência e Tecnologia de Shandong; Mestrado na China University of Mining and Technology.
Ocupação Empresário chinês CEO da Zoom Video Communications.
Fortuna US$ 16 bilhões
Conhecido Como Eric Yuan
Estado Civil Casado
Redes Sociais Facebook Twitter

Biografia de Eric Yuan

Quem é Eric Yuan?

Eric Yuan é um empresário chinês e americano, fundador da Zoom Video Communications. Além disso, ele é um engenheiro bilionário que acabou construindo uma das maiores fortunas do mundo. Isso se deu principalmente por conta do empreendedorismo, e pelo crescimento de sua empresa.

Atualmente, Eric Yuan possui cerca de 22% de participação nas ações da empresa Zoom, que se tornou uma companhia de valor bilionário. Por conta disso, Yuan é um dos homens mais ricos do mundo, assim como um dos mais influentes, pelo menos segundo a revista Time, que o colocou na lista das 100 pessoas mais influentes do ano em 2020.

Antes mesmo de fundar a Zoom, Eric Yuan já foi gerente da WebEx, que foi posteriormente comprada pela Cisco. Quando ele tentou inserir na empresa uma plataforma nova de videoconferência, a Cisco não aceitou. Sendo assim, Yuan deixou a companhia e fundou a sua própria, obtendo resultados bastante significativos.

A trajetória de vida de Eric Yuan

Eric Yuan
Foto: Divulgação/Zoom

Eric Yuan nasceu em 20 de fevereiro de 1970, em Tai’an, Shandong, China. Os pais dele eram da área de engenharia geológica. Uma curiosidade desse período é que o jovem Yuan, ainda na 4ª série, pegava materiais de construção para realizar reciclagem e ganhar dinheiro com isso.

A fundação da Zoom, tempos depois, não foi por acaso. Logo no ano de 1987, quando ele ainda era universitário, desenvolveu uma espécie de software de videotelefonia. A intenção dessa criação foi justamente se comunicar de forma mais fácil com sua namorada. Eles moravam distantes um do outro, de modo que Eric Yuan gastaria horas de trem para vê-la.

Ele então se formou em bacharelado de matemática aplicada, que foi o primeiro diploma que recebeu. Nesse sentido, ele teve sua especialização na Universidade de Ciência e Tecnologia de Shandong. Além disso, também conquistou um mestrado na China University of Mining and Technology, que era voltado para o segmento de engenharia geológica, assim como seus pais.

A fundação da Zoom Video Communications

Eric Yuan
Foto: Divulgação/Zoom

No ano de 1997, ele se mudou para o Vale do Silício. Mas essa ida aos Estados Unidos foi bastante trabalhosa para Eric Yuan. Apesar de ter essa vontade de morar em outro país, ele precisou tentar 9 vezes até finalmente conseguir o visto para efetuar tal viagem, com 8 recusas. Ele se tornou cidadão americano em 2007.

A ideia era justamente fazer parte do crescimento do setor de tecnologia que se via para o momento, embora as dificuldades não fizeram Eric Yuan desistir de seu objetivo. Uma vez nos EUA, entrou na startup de conferência via web conhecida como WebEx. Anos depois, no ano de 2007, a Cisco acabou comprando a WebEx. Além do cargo nessa empresa, ele também era conselheiro da Affectiva Inc.

Mas essa relação de Eric Yuan com a empresa acabou esfriando tempos depois. No ano de 2011, um novo projeto dele de criar uma plataforma de videoconferência que tivesse uma compatibilidade com celular acabou não sendo tão bem recebida pela Cisco. Por conta disso, ele deixou a companhia naquele período.

Assim, ele fundou a sua própria empresa, a Zoom Video Communications e acabou não sendo mais vice-presidente da área de engenharia em WebEx na Cisco.

O sucesso de Eric Yuan

No ano de 2017, Eric Yuan apareceu na Forbes Technology Council. Com a ascensão da empresa, a Zoom teve sua abertura de capital na bolsa de valores no ano de 2019. Foi nesse momento que Eric Yuan se tornou bilionário pela primeira vez. O crescimento da Zoom se deu de forma extraordinária, principalmente no período na Covid-19, a partir do ano de 2020.

Nesse período, as restrições e necessidade de isolamento social simplesmente alavancaram o uso de ferramentas digitais de videoconferência, assim como o Zoom, que foi um dos destaques.

A Zoom simplesmente decolou em seu valor de mercado, assim como o patrimônio de Yuan. Atualmente, ele tem uma fortuna de US$ 16 bilhões, segundo a Forbes. Ele também é casado com Sherry, sua esposa, com quem ele tem três filhos.

Ela faz seu mestrado na Universidade de Mineração e Tecnologia da China e mora com Yuan na Califórnia. Ele, por sua vez, é um grande fã de basquete e conta com o jogador Andre Iguodala do Golden State Warriors como um dos investidores de sua empresa.

O que achou da trajetória de vida de Eric Yuan? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Eric Yuan

Wang Jianlin
Bilionários Wang Jianlin

Compartilhe sua opinião