Edward Wible Edward Wible

Edward Wible

Perfil de Edward Wible
Nome Completo Edward Wible
Local de Nascimento Estados Unidos da América (EUA)
Nacionalidade Estadunidense
Formação Ciência da Computação
Ocupação empresário e engenheiro
Conhecido Como Edward Wible
Redes Sociais Linkedin

Biografia de Edward Wible

Quem é Edward Wible?

Edward Wible é o cofundador e engenheiro de software do Nubank, o maior banco digital do mundo, com mais de 40 milhões de clientes. Segundo dados da Fast Company, o banco também detém o título de maior empresa de serviços de tecnologia financeira da América Latina.

Em conjunto com David Vélez e Cristina Junqueira, o americano Edward Wible, procura criar a melhor experiência bancária para os clientes.

No Nubank, Edward Wible assumiu o cargo de Diretor de Tecnologia (CTO), onde foi líder em engenharia do negócio.

Formação e carreira de Edward Wible

Edward Wible
Foto: Divulgação/ Nubank

Edward Wible se formou em Ciência da Computação pela Princeton University em 2005. Ele também tem seu MBA pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), concluído em 2012.  Edward Wible iniciou sua carreira no Boston Consulting Group (BCG) em 2005.

A empresa fornecia consultoria de gestão global e consultoria de estratégia de negócios mundial. No BCG, Wible trabalhou pouco mais de 1 ano, com clientes do setor privado, público e sem fins lucrativos. Além disso, identificou as oportunidades mais valiosas, enfrentando os desafios mais críticos, transformando assim os negócios.

Sua segunda experiência profissional ocorreu em 2007, como associado da Francisco Partners. Esta é uma empresa líder de investimento global, vindo com parcerias com empresas de tecnologia e negócios de serviços ligados a tecnologia. Nela Wible trabalhou durante 3 anos.

Em suma, antes de participar da fundação do Nubank (NUBR33) em 2013, Wible se especializou em investimentos voltados para empresas de tecnologia norte-americanas.

David Velez e Cristina Junqueira

David Vélez, um dos fundadores do Nubank, fez um esboço do modelo de negócios da fintech, mas acabou sendo rejeitado pela Sequoia em uma proposta de investimento. Por conta disso, ele foi atrás de um sócio para iniciar o projeto.

Velez afirma que estava procurando alguém que entendia de tecnologia, porém precisaria de uma pessoa que estivesse mais associada ao mercado financeiro de forma mais especializada. Foi nesse momento que recebeu indicações de Edward Wible como uma boa pessoa para assumir o cargo, foi quando ambos acabaram se conhecendo.

Esse foi início das relações de Edward Wible e com os fundadores do Nubank, o David Velez e a Cristina Junqueira.

Apesar de se iniciarem em um pequeno escritório de 100 metros quadrados e apenas 9 funcionários, essa sociedade acabou sendo fundamental para o que viria a se tornar o banco digital no futuro.

Criação do Nubank

Fundadores Nubank
Foto: Divulgação/ Nubank

O setor bancário do Brasil sempre foi um dos mais burocráticos e caros do mundo. Além disso, um dos cinco principais bancos, naquele período, controlavam 80% do mercado brasileiro.

Como resultado de seu empenho, em menos de dez anos, o Nubank agregou para o seu negócio, mais de 40 milhões de clientes. Assim, sua avaliação ficou em torno de US $25 bilhões.

Para que tal resultado fosse possível, o Nubank se concentrou no uso de tecnologia e novos modelos de negócios. Assim, eliminou as barreiras de consumo típicas, como o acesso, tempo, dinheiro e habilidades.

Em suma, o trabalho de Edward Wible na frente do Nubank, em que monitorou o ambiente externo para encontrar novas tecnologias importantes e relevantes, garantiu que elas sejam implementadas efetivamente na empresa. Esse foi um dos motivos para a alavancar o negócio.

Vida pessoal e premiações de Edward Wible

Em seu tempo pessoal, Edward gosta de viagens para o exterior, tendo visitado mais de 60 países. Edward Wible também já foi capitão de um iate à vela por um ano e completou uma viagem de 5.000 milhas náuticas ao sudeste da Ásia.

No ano de 2019, com outros fundadores do Nubank, Wible ganhou o Prêmio de Negócios BRAVO, na categoria Visionários do Ano. O prêmio reconhece líderes ligados a governos, figuras dos setores corporativos, sociais e humanitários por suas contribuições para o progresso da América Latina.

O que achou da trajetória de vida de Edward Wible? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Edward Wible

Compartilhe sua opinião