Edward Amadeo Edward Amadeo

Edward Amadeo

Perfil de Edward Amadeo
Idade 65
Nome Completo Edward Joaquim Amadeo Swaelen
Nascimento 01/05/1956
Local de Nascimento Rio de Janeiro, Brasil
Filhos 1
Nacionalidade Brasileira
Formação Economia
Ocupação Economista sênior da Gávea Investimentos
Conhecido Como Edward Amadeo
Estado Civil Casado
Site Oficial https://www.gaveainvest.com.br/

Biografia de Edward Amadeo

Quem é Edward Amadeo

Edward Amadeo é economista sênior da Gávea Investimentos, uma das gestoras mais renomadas do país e que atua com produtos nas áreas de fundos multimercados e fundos de private equity.

Além de sua atuação na Gávea Investimentos, Edward Amadeo é conhecido por seu currículo, sendo que ao longo de sua carreira já ocupou cargos públicos, fez parte de Conselhos de empresas, foi professor e pesquisador da área econômica.

Formado em economia e com Ph.D. na área, Edward atuou em diversas esferas do mercado. Com destaque especialmente para seu período como Ministro do Trabalho, função que ocupou durante os anos 90.

O economista ainda atua na gestora Gávea Investimentos, sendo que começou sua trajetória na casa em 2006.

Ao longo de sua carreira, Edward também prestou consultoria para órgãos como: Banco Mundial, BID, ILO  e Nações Unidas.

Amadeo ainda é autor do livro “Desemprego, salários e preços: um estudo comparativo de Keynes e da macroeconomia da década de 1970“, obra que foi sua dissertação de mestrado, em 1982.

Trajetória de Edward Amadeo

Edward Joaquim Amadeo Swaelen nasceu no dia primeiro de maio de 1956, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

Após terminar o colegial, nos anos 70, Edward ingressou no curso de economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Ainda no período, ele fez bacharelado de administração pública na Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP), terminando a graduação em 1979.

Seguindo nos estudos, Amadeo concluiu, no início dos anos 80, seu mestrado em economia pelo Instituto de Economia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Também nos anos 80, Edward estudou na Harvard University, onde conquistou o título de master of arts em economia. Ainda na instituição norte-americana ele realizou seu doutorado, concluído em 1986.

Sua trajetória profissional no Brasil começou no final dos anos 80, quando trabalhou como secretário executivo adjunto da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec).

Também no período, Amadeo começou a lecionar na faculdade de economia da PUC-Rio, sendo que foi professor na instituição por mais de uma década.

Ao longo dos anos 90, Edward aumentou sua atuação na área política, sendo que, em 1994, ele prestou consultoria para o Partido dos Trabalhadores (PT) na campanha presidencial.

Amadeo também teve atuação no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, sendo que durante o período ele foi Secretário de Políticas Econômicas do governo.

Também no primeiro mandato de FHC, Edward foi Ministro do Trabalho, substituindo Paulo Paiva. O economista deixou a pasta em 1998, contudo seguiu atuando como Secretário de Política Econômica até 2002.

Após deixar o governo, Amadeo se tornou sócio da Tendência Consultoria Integrada, onde trabalhou de 2002 até 2006.

Em 2006, o economista se tornou sócio na Gávea Investimentos.

Edward Amadeo e a Gávea Investimentos

Há mais de uma década atuando na Gávea Investimentos, Edward é responsável por atuar em um dos maiores fundos do país.

O trabalho de investimento da empresa está voltado para mercados globais, principalmente em países emergentes.

A gestora ainda se caracteriza pela sua equipe, sendo composta por nomes de relevância no mercado nacional.

Além de Edward Amadeo, a Gávea Investimentos tem como sócio fundador Armínio Fraga, outro economista renomado do país. Para conhecer a trajetória de Armínio Fraga, leia o perfil que a Suno fez sobre Fraga.

Ler mais

Compartilhe sua opinião