Zelensky alega incompatibilidade de agenda para encontro com Lula no G7

Neste domingo (21), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, informou que o não encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cúpula do G7, no Japão, foi devido a incompatibilidades com a agenda do brasileiro. A declaração foi realizada a jornalistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo o presidente ucraniano, houve encontro com quase todos os líderes, e todos eles possuem suas próprias agendas. Zelensky diz achar que “por isso, que não pudemos nos encontrar com o presidente brasileiro” Lula.

Ao ser perguntado se teria ficado decepcionado pela não reunião com Lula, o presidente da Ucrânia alegou achar “que ele que ficou decepcionado”.

Era esperado que os dois presidentes tivessem uma reunião no Japão. Entre as ideias do presidente ucraniano participar do evento, estava a de buscar um posicionamento mais firme dos países contra a atuação da Rússia na guerra na Ucrânia.

Em vídeo publicado no Instagram, o Zelensky aproveitou para agradecer ao G7. Segundo ele, “o respeito por todos os ucranianos é especial”.

Em tom de agradecimento, o presidente da Ucrânia citou diversos líderes globais, como o presidente norte-americano Joe Biden, mas não chegou a citar o nome de Lula.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Lula cita guerra na Ucrânia na cúpula do G7

Durante o pronunciamento, lido na sessão de trabalho do G7 e países convidados, Lula disse que “em linha com a Carta das Nações Unidas, repudiamos veementemente o uso da força como meio de resolver disputas. Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia”.

Segundo o presidente brasileiro, “ao mesmo tempo, a cada dia em que os combates prosseguem, aumentam o sofrimento humano, a perda de vidas e a destruição de lares”.

O chefe do executivo alegou ter “repetido quase à exaustão” da necessidade de “falar de paz”. Para Lula, “nenhuma solução será duradoura se não for baseada no diálogo. Precisamos trabalhar para criar o espaço para negociações”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião