XP/Ipespe: Bolsonaro lidera, Haddad descola de Ciro na segunda posição

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, continua sua ascenção nas intenções de voto a pouco menos de 3 semanas do primeiro turno das eleições. É o que indica a pesquisa XP/Ipespe, realizada entre 17 e 19 de setembro por meio de entrevistas telefônicas a 2.000 pessoas em todas as regiões do país.

Na pesquisa de voto estimulado para o primeiro turno, em que é apresentada uma lista de candidatos, Bolsonaro aparece com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, Fernando Haddad (PT) tem 16% – no caso de ser citado como “apoiado por Lula”, ganha um ponto percentual. Ciro Gomes (PDT) aparece com 11% das intenções, contra 7% de Geraldo Alckmin (PSDB) e 6% de Marina Silva (Rede), empatada com os que “não sabem”.

João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos) têm 3% das intenções de voto cada, e Henrique Meirelles (MDB) aparece com 2%. Cabo Daciolo (Patriotas) tem 1%, e os demais não pontuaram.

No cenário de voto espontâneo, Lula ainda aparece com 7% das intenções de voto, apesar de oficialmente não poder mais concorrer à presidência.

Nos cenários de segundo turno mais prováveis, envolvendo Bolsonaro, o parlamentar perde para Ciro Gomes de 40% a 35% e aparece à frente de Fernando Haddad por 41% a 38%, embora o cenário seja de empate técnico.

Na medição de rejeição dos candidatos, a primeira colocada é Marina Silva, com 67%. Depois, vem Haddad, empatado com Alckmin em 60%, e Bolsonaro, com 57%.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião