Kassab teme que ‘vontades de Lula’ se sobressaiam às de Haddad

O Secretário do Governo de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, declarou que ‘tem preocupações’ sobre os rumos da economia brasileira e que teme que a possibilidade e as vontades de Lula (PT) se sobressaiam às do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A declaração foi dada no Fórum Político, evento da XP que ocorre nesta segunda-feira (11).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-1.png

Apesar de a percepção do mercado sobre o governo Lula ter apresentado uma melhora ante janeiro – quando havia uma série de ruídos -, Kassab destacou que um governo “só vai bem quando o ministro é forte”, citando inclusive a dupla Guedes-Bolsonaro como um exemplo positivo de diálogo entre a Fazenda e o Gabinete Presidencial.

“Existe muita insegurança quanto ao futuro. A economia precisa aumentar receita e diminuir gastos, e atualmente não é essa a perspectiva que temos. O PSD tem preocupação com isso. Eu vejo majoritariamente dentre os parlamentares, na sociedade, nos partidos que têm líderes importantes, uma preocupação semelhante”, disse.

O secretário do governo de São Paulo acrescentou que acredita que o petista deve ficar mais quatro anos no poder, afirmando que ele “teria que errar muito” para não se reeleger.

Kassab destacou que Lula tem ampla experiência política e que é ‘a última eleição da sua vida’. Lembrou que seria a “quinta eleição presidencial que Lula”, justificando a fala logo em seguida ao atribuir ao presidente as duas vitórias de Dilma Rousseff nas disputas presidenciais.

Outra das preocupações citadas pelo político durante o evento foi a troca de comando do Banco Central (BC), dado que o mandato de Roberto Campos Neto termina em 2024.

Segundo Kassab, Campos Neto “dá uma estabilidade” ao cargo e a troca do atual presidente do BC “causa muita preocupação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Lula 2026 e…….Tarcísio 2030?

Além de ter dito que Lula provavelmente irá se reeleger, Kassab disse que Tarcísio de Freitas (Republicanos) – de quem integra o governo – é “um fortíssimo candidato presidencial em 2030”.

Juntamente com isso, o secretário projetou continuidade das gestões de alguns governos estaduais.

“Teremos em 2030 um excelente candidato [falando sobre Tarcísio]. E chegaremos em 2030 com bons governadores, no Paraná, porque o Ratinho fará sucessores, a Bahia tem sido bem governada pelo PT, e Eduardo Paes, prefeito do Rio, pode ser eleger governador no futuro”, disse.

Segundo o Secretário do Governo de São Paulo, Tarcísio tem feito “a lição de casa” ao extinguir 5 mil cargos comissionados e ter aprovado a privatização da Sabesp (SBSP3) – votada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ainda na últimas semana.

Além das declarações sobre Lula, Kassab disse que a reforma tributária “frustrou” a gestão paulista, já que os ‘jabutis’ aprovados no Congresso sinalizam uma continuidade da guerra fiscal entre os estados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião