Volkswagen retoma produção em fábrica em São Bernardo do Campo

A Volkswagen informou que a produção em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) foi retomada nessa segunda-feira (1) com apenas um turno, ante a três turnos de 24 h antes da paralisação. A produção ficou paralisada por dois meses devido a pandemia de coronavírus (Covid-19). Os  funcionários da área administrativa devem continuar trabalhando remotamente, ao passo que devem voltar de forma gradual em uma data ainda indefinida.

De acordo com a Volkswagen, há cerca de 80 regras que fazem parte do protocolo de segurança contra o coronavírus, que os funcionários devem seguir. Além disso, o número de ônibus fretados para os funcionários dobrou para que os empregados possam sentar distantes um do outro e não precisem viajar com alguém sentado ao lado.

Ademais, durante o embarque no ônibus, o motorista deve medir a temperatura de cada empregado e todos devem usar máscaras. Já na linha de produção, os trabalhadores ainda devem usar uma máscara transparente que cobre o rosto todo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Contudo, os horários de chegada dos ônibus, assim como o horário de almoço dos colaboradores, foram organizados a modo de evitar aglomerações. Durante o intervalo para almoço, os trabalhadores podem usar o refeitório, mas com uma quantidade menor de pessoas em cada mesa, assim, se uma mesa acomoda 4 pessoas, só duas pessoas podem usá-la ao mesmo tempo.

Na abertura da unidade, o presidente da montadora na América Latina, Pablo Di Si, ficou no portão da fábrica para estar presente durante a chegada dos trabalhadores. Ele ainda salientou que as as novas normas de higiene e segurança nas unidades da companhia no Brasil seguem os padrões de países como China e a Alemanha.

Já em relação a produção, o executivo afirmou que “o ritmo de produção pode acelerar ou desacelerar; tudo depende da reação do mercado”.

Volkswagen retoma produção em fábrica na Alemanha

A Volkswagen retomou a produção em sua fábrica em Wolfsburg, na Alemanha, no final de abril. As atividades foram paralisadas em meados de março, por causa da pandemia.

Veja também: Coronavírus: GM e Volkswagen retomam produção em fábricas

Garantindo que seus funcionários tomem os devidos cuidados para evitar a contaminação, a Volkswagen informou que, só na semana da reabertura, previa a produção de 1400 carros na fábrica de Wolfsburg. Já em relação aos 15 dias posteriores, a estimativa era que 6 mil carros seriam produzidos.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião