Demissão no comando da Volkswagen: CEO Herbert Diess deixará empresa em meio a conflitos

A Volkswagen informou que o CEO Herbert Diess deixará o cargo e o conselho de administração da montadora, uma decisão inesperada em meio a uma mudança cara que ele liderou na gigante automotiva em direção aos veículos elétricos.

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Diess, que assumiu a posição em 2018 após o escândalo de emissões de diesel da Volkswagen, será sucedido por Oliver Blume, que também continuará sendo o CEO da marca de carros esportivos Porsche.

A demissão será concretizada em 1º de setembro. o CEO Herbert Diess conduziu a transformação da empresa para uma fabricante líder de carros elétricos após o escândalo das emissões de diesel. O caminho tem sido repleto de decepções – a multinacional teve dificuldades com o funcionamento do software em seus novos elétricos e não cumpriu as metas de vendas deste ano dos novos veículos na China.

Diess também entrou em conflito com o poderoso conselho de trabalhadores da empresa sobre seu estilo de gestão. No ano passado, ele foi criticado por semanas depois de alertar o conselho de administração que, a menos que a companhia acelerasse muito sua mudança para veículos elétricos, poderia perder até 30 mil empregos em suas principais operações em Wolfsburg, Alemanha, representando cerca de metade da força de trabalho no local.

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Volkswagen vai parar turno de produção em Taubaté por 3 semanas

A Volkswagen vai parar por três semanas do mês que vem um dos dois turnos da fábrica de Taubaté, no interior paulista, pelo mesmo motivo que há mais de um ano causa interrupções na produção da indústria automotiva: a falta de componentes eletrônicos.

Conforme informações do sindicato local, a fábrica de Taubaté, onde são produzidos os modelos Gol e Voyage, terá férias coletivas entre 8 e 26 de agosto em um turno de produção, o que representa cerca de 800 trabalhadores.

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A montadora confirma que protocolou férias coletivas de 20 dias em razão da falta de semicondutores. Já na próxima sexta-feira, antes das férias, a fábrica toda vai parar, também por falta de peças. Entre fevereiro e março, o turno de produção da tarde em Taubaté também ficou com as atividades suspensas em decorrência da falta de componentes.

Em São José dos Pinhais (PR), onde a Volks monta o utilitário esportivo T-Cross, a produção volta na segunda-feira, após três semanas de paralisação completa. Já no ABC, após o retorno, no início do mês, do pessoal das férias de dez dias, a montadora reduziu em 24% a jornada de trabalho nas áreas de produção, e em 12% os salários, porque não há peças suficientes para manter o ritmo da fábrica, que produz os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

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As dificuldades de abastecimento persistem em outras montadoras como a Volkswagen e segmentos da indústria de veículos, levando a Mercedes-Benz a aplicar por mais quatro dias úteis – de quarta-feira até segunda-feira – o esquema adotado nas duas últimas semanas de alternância de turnos sem produção na fábrica de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

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Redação Suno Notícias

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