Limusine que levava Putin é alvo de ataque com explosivo, diz jornal britânico

O presidente da Rússia Vladimir Putin sofreu um ataque com explosivo nesta quarta (14) em sua limusine, segundo reportagem do jornal britânico Daily Mail nesta quarta-feira (14). O presidente não se feriu, informou outro jornal do Reino Unido, o The Sun.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O veículo que levava Putin teria sido atingido por um explosivo em sua roda esquerda, formando uma “fumaça pesada”. Os jornais não informaram que dispositivo causou o estrondo. O presidente russo saiu ileso.

O ataque a Putin ocorre em meio ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O canal General SVR no Telegram, que publica informações sobre Putin, afirmou que a limusine estava protegida por blindagem.

De acordo com as informações do canal, suspeitos foram presos — incluindo integrantes do serviço oficial de segurança. “Enquanto alguns são céticos em relação ao General SVR, outros dizem que é um dos poucos canais anti-Putin na Rússia que fornecem informações verdadeiras sobre o Kremlin”, descreveu o Daily Mail.

Putin estava voltando para sua residência oficial, em uma carreata com cinco veículos oficiais blindados.

Segundo o Daily Mail, “no caminho para a casa do presidente, a poucos quilômetros de distância da residência, o primeiro carro de escolta foi bloqueado por uma ambulância.” O segundo carro do comboio deu então a volta. No carro de Putin, “um estrondo soou da roda dianteira esquerda, seguido de uma fumaça pesada’. Mesmo avariado, o carro que transportava o presidente conseguiu seguir até um local seguro.

O corpo de um homem foi encontrado dirigindo a ambulância que bloqueou o primeiro carro da carreata, acrescentou o SVR General. O canal não deu mais detalhes sobre o ataque. O Kremlin não confirmou as informações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Rússia corta linha de gás na Europa, disse porta-voz de Putin

O governo da Rússia informou na segunda-feira (5) que o fornecimento de gás para a Europa através do gasoduto Nord Stream 1 será retomado somente após o encerramento das sanções econômicas contra Moscou, em resposta à invasão da Ucrânia.

A imposição do Kremlin para a União Europeia é a mais dura desde o início da guerra na Ucrânia, em relação às sanções econômicas.

O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, afirmou que, em função das sanções anunciadas pela União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, governo russo decidiu pelo corte de gás do principal gasoduto do país, que sai de São Petersburgo para a Alemanha através do mar Báltico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião