Vibra (VBBR3): lucro líquido cai 81% no 2T23 pressionado pela concorrência do diesel russo

A Vibra Energia (VBBR3), ex-BR Distribuidora, reportou um lucro líquido de R$ 133 milhões no segundo trimestre de 2023, valor 81,2% abaixo do aferido no mesmo período do ano passado, pressionado pela queda no valor do petróleo no mercado internacional e diante do diesel importado da Rússia, que aumentou a concorrência no Brasil.

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O volume de diesel importado no Brasil no trimestre foi de cerca de 3,5 bilhões de litros – e o produto russo representou cerca de 55%.

A receita líquida ajustada da Vibra totalizou 37,36 bilhões no período, uma queda de 21% na comparação com os R$ 47 bilhões anotados um ano antes. O volume total vendido no período, no entanto, foi apenas 2% abaixo do volume de um ano atrás, totalizando 9,03 bilhões de litros de combustíveis.

O Ebitda da Vibra (Lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) em base ajustada somou R$ 910 milhões, queda anual de 43,1%.

“O principal motivo do aumento da alavancagem foi o resultado Ebitda ajustado do período que foi impactado por uma grande perda de estoque no segundo trimestre de 2023 em oposição a um ganho de estoque no segundo trimestre de 2022”, informou a companhia no release.

A dívida líquida da companhia somou R$ 12,197 bilhões no primeiro semestre, valor 8,3% menor ao apurado nos seis primeiros meses de 2022. Já a alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado, foi de 3,0 vezes no primeiro semestre deste ano, valor maior ante o apurado em igual período do ano anterior, em 2,8 vezes.

Segundo o comunicado, o 2T23 da Vibra foi bastante desafiador pois houve intensificação da entrada de diesel de origem russa, praticamente substituindo esse hidrocarboneto originado no golfo americano, Com o forte desconto de preço do produto russo, o diesel da Rússia tornou-se o principal origem de produto importado no mercado brasileiro.

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“A Vibra optou por não importar o produto ao longo do trimestre, pois focamos em reforçar nosso posicionamento de sourcing na molécula nacional e, com isso, priorizamos nossa rede embandeirada, nossos clientes contratados e operações que melhoram a rentabilidade da companhia”, apontou o comunicado.

A Rede de Postos apresentou aumento de 0,1% nos volumes vendidos, com destaque para aumento no volume de gasolina (12,2%) e ciclo otto (6,0%), compensados pela redução do diesel (-7,3%) e etanol (-11,3%).

A Vibra encerrou o trimestre com 8.383 postos de sua rede, um aumento de 110 postos em relação a um ano atrás. A participação de mercado média da Vibra foi de 25,9% no total.

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Allan Ravagnani

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