Vendas do varejo sobem 0,1% em novembro ante outubro, afirma IBGE

As vendas do varejo subiram 0,1% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta quarta-feira, 17, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado correspondeu à mediana das expectativas de analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast. O intervalo das projeções ia de queda de 1,3% a alta de 0,9%.

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Na comparação com novembro de 2022, sem ajuste sazonal, o resultado das vendas do comércio varejista tiveram alta de 2,2% em novembro de 2023. Nesse confronto, as projeções das vendas do varejo iam de uma redução de 0,6% a elevação de 3,0%, com mediana positiva de 2,1%.

Quanto ao varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas subiram 1,3% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, bem mais que a alta de 0,3% esperada pelo mercado. Neste caso, o intervalo das estimativas ia de queda de 1,0% a alta de 1,4%.

Na comparação com novembro de 2022, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 4,3% em novembro de 2023. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação entre 0,2% e 4,0%, com mediana positiva de 2,5%.

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Vendas no varejo operam 1,9% abaixo do pico de outubro de 2020, revela IBGE

Após a alta de 0,1% no volume do varejo vendido em novembro ante outubro, o setor operava 1,9% abaixo do pico alcançado em outubro de 2020, dentro da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio, iniciada em 2000, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o varejo ampliado, que cresceu 1,3% em novembro ante outubro, está em nível 3,2% aquém do ápice registrado em agosto de 2012.

Revisões

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo ampliado em outubro ante setembro, de uma queda de 0,4% para uma redução de 0,2%.

No varejo restrito, a taxa de outubro ante setembro se manteve em queda de 0,3%, sem revisão.

Varejo restrito está 4,5% acima do nível pré-pandemia, diz IBGE; ampliado supera em 2,9%

O volume de vendas do varejo chegou a novembro em patamar 4,5% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas operam 2,9% acima do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta quarta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os segmentos de artigos farmacêuticos, combustíveis, supermercados, veículos e material de construção estão operando acima do patamar pré-crise sanitária.

O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 27,8% acima do pré-crise sanitária; combustíveis e lubrificantes, 9,2% acima; supermercados, 7,8% acima; veículos, 5,5% acima; e material de construção, 3,1% acima.

Os outros artigos de uso pessoal e domésticos estão 11,9% abaixo do nível de vendas do varejo em fevereiro de 2020; móveis e eletrodomésticos, 9,0% aquém; equipamentos de informática e comunicação, 0,9% abaixo; tecidos, vestuário e calçados, 22,8% abaixo; e livros e papelaria, 41,6% abaixo.

Com Estadão Conteúdo

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Redação Suno Notícias

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