Vendas do comércio avançam 6,1% no fim de semana após a Black Friday

No final de semana após a Black Friday desse ano, ou seja, dos dias 27 a 29 de novembro, houve um avanço de 6,1% nas vendas em lojas de ruas e em shoppings de todo o Brasil, na comparação anualizada, segundo o  Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O aumento de vendas não foi visto apenas no final de semana após a Black Friday, o indicador também sinalizou que na semana do evento,  entre os dias 23 a 27 de novembro, as vendas em lojas de rua e de shoppings também cresceram, 0,6% na mesma comparação.

De acordo com o economista da Serasa Experian , Luiz Rabi, “a reabertura do comércio e o aumento da massa de renda da população, com a liberação da primeira parcela do décimo terceiro salário, ajudaram a registrar índices positivos pela primeira vez em 2020. A retomada das atividades econômicas se refletiu numa melhora gradual, até termos o dado da Black Friday”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

No entanto, o economista apontou que o resultado desse ano ainda é o pior em comparação com os dos três anos anteriores.

“A situação está melhor do que no início da pandemia, mas é preciso ter cautela e aguardar outros resultados para sinalizarmos uma retomada mais acelerada da economia”.

Black Friday: volume de vendas online superou o de lojas físicas

O Itaú Unibanco (ITUB4divulgou dados na última terça-feira (1) sobre o balanço da Black Friday e apontou que as vendas online representaram 50,4% do total do volume transacionado na última sexta-feira (27). O resultado equivale a um avanço de 12,9% na comparação anualizada.

Além disso, essa foi a primeira vez que o volume de vendas nas lojas online durante o evento ultrapassa o volume de vendas na lojas físicas.

De acordo com os dados da área de cartões do Itaú, o avanço das vendas online foi impulsionado pelos seguintes setores:

  • Restaurantes (+88%)
  • Material de Construção (+63%)
  • Drogarias e Cosméticos (+37%)
  • Lojas de Departamento (+31%)

Já o desempenho nas lojas físicas, onde o volume de vendas teve queda de 27% na comparação anualizada, foi puxado pelos seguintes setores:

  • Viagem e Turismo (-44%)
  • Vestuário (-37%)

Além da Black Friday, o banco apontou que a Cyber Monday movimentou 8,5% a mais em faturamento esse ano, em comparação com o mesmo período em 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião