Vendas de carros novos sobem 1,9% na base anual, diz Fenabrave

As vendas de carros subiram 1,9% em setembro frente ao mesmo mês do ano passado, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (3) pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias de automóveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

No total, 197,7 mil unidades de carros foram vendidas, entre carros de passeio, utilitários leves – além de caminhões e ônibus.

Na comparação com agosto, houve queda de 4,8% na comercialização de veículos zero quilômetro, mas esta variação negativa é explicada pelo calendário mais curto de setembro, que teve três dias úteis a menos.

A média por dia útil do mês passado, de 9,9 mil veículos, foi a segunda melhor desde o início do ano, atrás apenas de julho, quando o mercado, impulsionado pelos descontos patrocinados pelo governo, que se esgotaram em pouco mais de um mês, fez 10,7 mil unidades a cada dia de venda.

O crescimento das vendas no acumulado do ano está em 8,5%, com 1,63 milhão de veículos zero quilômetro vendidos de janeiro a setembro.

Esse crescimento se dá, porém, sobre uma base de comparação comprometida pelas limitações de oferta do ano passado, quando as montadoras foram obrigadas a paralisar diversas vezes a produção de carros por falta de componentes eletrônicos.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião