Oi (OIBR3): Venda de ativos móveis começa a deslanchar, diz jornal

A venda dos ativos móveis da Oi (OIBR3) para a Vivo (VIVT3), Tim (TIMS3) e Claro está começando a andar. A transação de R$ 16,5 bilhões foi feita em dezembro do ano passado e as operadoras aguardam a aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Em seu parecer, obtido pelo jornal O Estado de S.Paulo, a área técnica da Anatel foi favorável à venda dos ativos móveis da Oi, desde que tenha as compensações às ameaças de concentração de mercado, conhecido por remédios.

Os remédios sugeridos passam pela garantia de oferta das redes das grandes operadoras de forma “justa, isonômica e não discriminatória” para as pequenas e médias teles. Apesar do parecer positivo da área técnica ainda é preciso do aval da Procuradoria Federal Especializada da Anatel e o Cade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/14b3a067-relatorio-oi-2.0.png


Segundo o jornal, o documento possui 76 páginas que cita as dificuldades financeiras da Oi e avalia que a venda tem potencial de levar aos consumidores “serviços com maior escala, capacidade, cobertura, qualidade e funcionalidade”. Além disso, para a área técnica não seria preciso exigir que as teles vendam ativos ou retirem de algum mercado para evitar o aumento da concentração, basta que assumam compromissos.

Anatel informa que Oi Fibra cresceu mais de 170% em doze meses

De acordo com os dados da Anatel, nos últimos doze meses, a Oi Fibra cresceu 171%, muito acima da média de outras operados que foi de 78%. Na semana passada, a tele levou fibra ótica para mais 3 cidades na Região Sul chegando a marca de 50 cidades com internet Oi fibra na região.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Com isso, a operadora totaliza mais de 750 mil clientes e 3,1 milhões de residências aptas para receber internet. Dessa forma, a Oi se consagra líder no serviço de expansão e de alta velocidade da internet entre as suas concorrentes.

Na semana passada, a Oi comemorou a aquisição de mais 300 mil clientes no Rio Grande do Sul e de 100 mil em Santa Catarina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião