Vanguard patenteou maneira de evitar impostos com fundos mútuos

O Vanguard Group Inc. descobriu uma maneira de evitar os impostos em seus fundos de investimentos.  Em 2011, o Vanguard teve uma inversão em 14 fundos de investimento. No total, eles registraram US$ 191 bilhões em ganhos enquanto não declararam quase nada ao Internal Revenue Service.

Com a estratégia que foi patenteada, o primeiro beneficiado é o Vanguard Total Stock Market Index Fund. Isso ocorreu porque os impostos do fundo apresentaram uma forte queda de capital em 2001. Isso se deu mesmo com os lucros chegando a bilhões de dólares.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A maneira de evitar os impostos encontrada pelo Vanguard dá aos seus fundos uma vantagem sobre os concorrentes. Por isso, o grupo não quis fazer uma divulgação sobre o método. Segundo fontes da “Bloomberg”, os executivos não querem chamar atenção de autoridades para a situação.

Como o Vanguard fez

Uma análise sobre as demonstrações financeiras e os dados dos fundos do Vanguard mostram que o método depende de oscilações nas negociações. A técnica eliminaria os impostos ao “injetar” de forma rápida o dinheiro para dentro e fora de um fundo.

Saiba Mais: Morre John Bogle, criador do fundo Vanguard Group

O Vanguard atribui um fundo mais eficiente em impostos a um de seus fundos mútuos. Assim, o funcionamento do primeiro valoriza os estoques do segundo sem gerar tributos. O mecanismo funciona através das oscilações de negócios. Além disso, a estratégia é chamada de “máquina de diálise” de impostos pelo presidente da Twenty-First Securities Corp., Robert Gordon.

Na prática, a injeção rápida de dinheiro dentro e fora do fundo do Vanguard elimina ganhos tributáveis ​​para os acionistas do fundo mútuo. O Vanguard chegou a patentear a estratégia, válida até 2023, para que os concorrentes não tentassem copiar. Segundo integrantes da empresa, a negociação está de acordo com a lei.

“Concordamos que os fundos do Vanguard foram extremamente eficientes em termos fiscais, permitindo-nos proporcionar retornos mais altos aos nossos acionistas e melhores chances de obter sucesso no investimento a longo prazo”, disse Freddy Martino, porta-voz da empresa.

Saiba Mais: SoftBank planeja IPO em seu fundo de investimento de US$ 100 bilhões

O principal benefício de evitar ganhos tributáveis ​​em um fundo mútuo é o diferimento de impostos, ou seja, o adiamento. Os fundos distribuem seus ganhos tributáveis ​​para os investidores, que pagam imposto de renda sobre eles no mesmo ano.

Ao evitar eventos fiscais, os investidores podem atrasar os impostos até que eles vendam o fundo, o que pode levar anos ou décadas. É semelhante a um empréstimo com juros zero.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião