Balanços da semana

Vale (VALE3): operações em mina no Pará voltam após paralisação de 18 dias

Nesta sexta-feira (22), a Vale (VALE3) informou que retomou as operações na mina do Salobo (PA), após terem sido paralisadas por 18 dias por causa de um incêndio que atingiu parcialmente a correia transportadora. Segundo a companhia, as causas do incidente estão sendo investigadas. A empresa havia anunciado paralisação no dia 5 de outubro. Em 2020, s Salobo produziu 172,7 quilotoneladas de concentrado de cobre.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O incêndio na mina da Vale foi controlado por equipes de emergência. Não houve vítimas ou danos ambientais, de acordo com fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 5. As demais atividades, incluindo operações de mina e manutenção, prosseguem normalmente.

“As operações da usina de processamento serão retomadas hoje, com ramp-up de produção de concentrado de cobre até o dia 25 de outubro. A Vale estima o impacto de produção em aproximadamente 8 kt (quilotoneladas), já considerado na estimativa de produção para o quarto trimestre, divulgada no Relatório de Produção e vendas do terceiro trimestre publicado em 19 de outubro”, aponta a companhia em comunicado ao mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ainda nesta semana, a Vale emitiu um comunicado informando que outra operação sua foi paralisada. A atividade na mina Onça Puma, no Pará, foi cassada na Justiça novamente. A mineradora já havia interrompida suas operações no início do mês, mas conseguiu autorização para retomar as atividades.

A Vale informa que “seguirá tomando as providências administrativas e judiciais cabíveis buscando reverter a ordem de suspensão das operações da mina, que entende improcedente”. O restabelecendo da suspensão da Licença de Operação (LO) foi definido pela Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Vale divulga relatório trimestral de produção

A  produção de minério de ferro da Vale totalizou 89,4 milhões de toneladas no terceiro trimestre deste ano, o que equivale a um salto de 18,1% na comparação trimestral e de 0,8% na anual. A informação foi divulgada nesta terça (19) pela mineradora em seu relatório trimestral de produção e vendas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Segundo a Vale, o resultado foi impulsionado por:

  • Melhora sazonal das condições climáticas no Sistema Norte, aumentando o desempenho de Serra Norte e S11D;
  • Aumento da produção de Vargem Grande por processamento a seco com o ajuste do fluxo de uma de suas plantas de processamento a úmido;
  • Melhor desempenho de Itabira com a melhora do run of mine (ROM) disponibilizado;
  • Maior compra de terceiros
  • Fábrica atingindo sua capacidade total de 6 Mtpa, após a retomada do processo de beneficiamento no segundo trimestre de 2021.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

(Com Agência Estado)

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião