Trump diz querer assinar um acordo comercial entre EUA e Brasil

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (30) quer quer assinar um acordo de livre comércio com o Brasil. O mandatário norte-americano também elogiou o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e disse que tem um bom relacionamento com o País.

“Eu tenho um ótimo relacionamento com o Brasil. Eu tenho um relacionamento fantástico com o seu presidente. Ele é um grande cavalheiro. Dizem que ele é o Trump do Brasil. Eu gosto disso, é um elogio. Eu acho que ele está fazendo um ótimo trabalho. É um trabalho duro, mas acho que seu presidente está fazendo um trabalho fantástico. Ele é um homem maravilhoso com uma família maravilhosa”, afirmou o presidente dos EUA, discursando com jornalistas na Casa Branca.

Segundo Trump, o Brasil é um grande parceiro comercial dos EUA. Por isso, o objetivo é assinar um acordo de livre comércio com o País.

Saiba mais: Fed: Apesar de questões comerciais, economia dos EUA segue crescendo 

“Vamos trabalhar em um acordo de livre comércio com o Brasil. O Brasil é um grande parceiro comercial, eles nos cobram muitas tarifas, mas nós amamos essa relação”, explicou o presidente dos Estados Unidos.

Encontro no G20

No final de junho, os dois presidentes se encontraram em Osaka, no Japão, durante a cúpula do G20. A reunião ocorreu três meses após visita oficial de Bolsonaro nos EUA.

Saiba mais: Eric Trump pode ser embaixador dos EUA no Brasil, segundo governo brasileiro 

Naquela ocasião, o presidente dos Estados Unidos disse que “o presidente brasileiro é um homem especial, que está indo bem, é muito amado pelo povo do Brasil. E ele se orgulha da relação que tem com o presidente Trump”.

Presidência do Mercosul

O Brasil integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul), uma organização internacional de livre comércio. O bloco é composto por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Os tratados do Mercosul preveem que os países membros não possam realizar acordo comerciais separadamente dos outros parceiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Entretanto, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Mercosul pelos próximos seis meses. Graças a essa posição, o País poderia promover pautas como a assinatura de novos acordos de livre comércio.

No momento da posse da presidência do Mercosul, Bolsonaro prometeu avançar em negociações por outros acordos comerciais e deu como exemplo vínculos com

  • Canadá
  • Singapura
  • Coreia do Sul
  • Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA)

Em junho deste ano, a União Europeia (UE) e o Mercosul anunciaram o fechamento de um acordo de livre-comércio. Entre os novos acordos que o bloco poderia negociar poderia estar aquele com os EUA.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião