TORD11 deixa cotista sem dividendos e culpa inflação; entenda

O Tordesilhas EI FII (TORD11) explicou nesta última segunda-feira (15) a razão para não distribuir rendimentos em agosto. A R. Capital Asset argumentou que mesmo com resultado caixa positivo no mês, optou deixar seus cotistas sem dividendos para “proteger o FII”.

>>Acesse e participe do maior evento de FIIs do mercado

Na justificativa do fundo, a inflação é a grande culpada pela ausência de dividendos de TORD11 na conta dos seus cotistas. A gestora explicou que o setor de multipropriedade, onde o FII concentra grande parte dos seus investimentos, “não é considerado um produto de primeira necessidade”, o que afeta diretamente os resultados do fundo.

Deste modo, a gestora comenta que existe certa mudança do perfil do produto vendido, além de aumento da inadimplência ou pedidos de cancelamentos dos produtos negociados no mercado. Com as férias de julho, a gestora disse que espera um aumento das vendas de novas cotas dos ativos do setor hoteleiro e de lazer, o que deve compensar os efeitos no médio prazo.

Mesmo assim, a gestora vê grande pressão de caixa no curto prazo para pagar os cancelamentos, o que exigiu cautela do fundo. Por isso os resultados de TORD11 foram retidos e os cotistas ficaram sem rendimentos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Problema sem previsão de solução

Além disso, o fundo aproveitará para utilizar a maior parte do seu caixa para aporte em seus ativos de equities, em especial nos projetos Kawana Residence, Makaira Beach Resort e Resort do Lago. Na classe equity e CRIs, 76% dos ativos investidos pelo fundo são do setor de hotelaria, enquanto 16,1% é do setor residencial.

Neste aspecto, a gestora ainda não tem previsão de quando a situação de incerteza do mercado vai acabar ou em que momento os resultados do fundo serão normalizados. Até o momento, as vendas nas principais praças turísticas responderam bem, mas ainda é cedo para saber se a tendência foi revertida”, afirma a gestora.

O perfil do TORD11

Conforme explica em seu relatório gerencial, o objetivo do Tordesilhas EI FII é proporcionar aos cotistas a valorização e a rentabilidade de suas cotas no longo prazo, por meio de investimentos em ativos imobiliários – crédito privado, cotas de FIIs, ativos de renda fixa – auferindo rendimentos e ganhos de capital.

A maior parte dos seus investimentos são em cotas de outros FIIs, equities e CRIs, confira na imagem abaixo:

TORD11 - Fonte: relatório gerencial
TORD11 – Fonte: relatório gerencial

Por fim, o TORD11 possui patrimônio líquido de R$ 494 milhões e tem 100.043 cotistas. O valor patrimonial de sua cota é de R$14,11, sendo sua taxa de administração entre 0,95 e 1,50%a.a. sobre patrimônio líquido.

 

Você que acompanha o mercado de fundos imobiliários não pode ficar de fora da segunda edição do maior evento presencial de FIIs, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo. As vagas são limitadas. Garanta a sua neste link!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião