Tim registra alta de 26% no lucro do segundo trimestre

A Tim (TIMP3) registrou um lucro líquido de R$ 423 milhões entre os meses de abril e junho. A alta foi de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. O comunicado foi divulgado na última terça-feira (30) pela empresa de telecomunicação.

O lucro esperado por especialistas era de R$ 353,7 milhões. A Tim afirmou que foram contabilizados R$ 2,9 bilhões de crédito fiscal “advindo da decisão judicial favorável à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins”.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também teve alta sobre o ano de 2018. O crescimento obtido foi de 6,2%. O valor ficou em R$ 1,616 bilhão. Para esta base, a estimativa era um pouco maior, por parte dos analistas. Eles previam algo em torno de R$ 1,805 bilhão.

Antes da divulgação dos números alcançados pela companhia no trimestre, a Tim estimou o pagamento de R$ 1 bilhão em juros sobre capital próprio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Crescimento na receita da Tim

A Tim obteve uma receita líquida de R$ 4,263 bilhões neste trimestre. Em relação ao ano anterior, o crescimento foi de 2,4%.

A companhia de telecomunicações afirmou que houve uma alta de 16% no número de usuários de tecnologia 4G. Sendo assim, foram 36,3 milhões de novos clientes nesta área. Além disso, 21,3 bilhões de pessoas ingressaram na base pós-paga da operadora. Isso reflete em um crescimento, na área, de 11,8% ante 2018.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Entretanto, os clientes do serviço pré-pago diminuíram 10,2% em relação ao ano passado. O número atual no segmento é de 33,6 milhões de pessoas. Dessa forma, ao todo, a receita por usuário teve um crescimento de 5,8%. O valor médio por pessoa ficou em R$23,2.

Além disso, o número de pagantes do serviço de fibra também aumentou. São 507 mil assinantes, uma alta de aproximadamente 20%.

Veja também: Lojas Renner registra queda de 14,4% no lucro líquido do 2ºT19 

Pietro Labriola, CEO da Tim, falou sobre o crescimento da empresa no trimestre. “Resgatamos o nosso DNA inovador com ações como o lançamento do Tim Black Família, plano que entrega ao cliente um verdadeiro hub de entretenimento. Seguiremos focados na eficiência e na racionalidade das ofertas. Nosso objetivo é entregar para o cliente soluções sempre inovadoras e que, ao mesmo tempo, impulsionem o desenvolvimento tecnológico do país”, analisa.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião