Premiê do Reino Unido, Theresa May anuncia renúncia ao cargo

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta sexta-feira (24) que vai renunciar ao cargo. Assim, a premiê britânica deve deixar o governo no dia 7 de junho.

O anúncio de Theresa May ocorre depois de a primeira-ministra não conseguir executar a saída do Reino Unido da União Europeia. Dessa forma, May sofreu três derrotas no Parlamento para aprovar o acordo para o Brexit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Durante o discurso em que anunciou sua decisão, May lamentou fracassar na execução do Brexit. Além disso, a líder britânica chorou ao final da fala. Por fim, ela pediu que o sucessor buscasse encontrar um consenso sobre a saída da UE.

“Está claro agora, para mim, que é do melhor interesse do país que um novo primeiro-ministro lidere o esforço [para o Brexit]. Assim, anuncio hoje que vou renunciar ao cargo de líder do Partido Conservador na sexta-feira, 7 de junho”, disse May.

Saiba Mais: Brexit: May vê nova proposta como “última chance” de aprovar acordo

Theresa May e o Brexit

A premiê está no cargo há quase três anos e vinha sofrendo pressão desde as negociações do Brexit. Desse modo, May não tinha o apoio nem mesmo do próprio partido, o Conservador.

“Eu fiz tudo que podia para convencer os deputados a apoiar este acordo. Tentei três vezes. Infelizmente, não consegui. Sempre será motivo de profundo pesar para mim que eu não tenha sido capaz de entregar o Brexit”, afirmou a premiê.

A saída de May do cargo já havia sido indicada pela britânica. A premiê informou meses atrás que se o Parlamento aprovasse seu acordo com a UE, deixaria o posto. A última tentativa da primeira-ministra ocorreu no início desta semana. Assim, May apresentou a possibilidade de um novo referendo. Contudo, o projeto novamente não foi aprovado.

Saiba Mais: Brexit: May cogita novo referendo se não conseguir acordo, diz jornal

O Reino Unido deve sair da União Europeia em 31 de outubro. Entretanto, a data já é o segundo adiamento. Isso porque em um primeiro momento a UE concordou em estender a saída até 29 de março. Depois, com a intervenção de Theresa May, o prazo foi postergado para o segundo semestre.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião