Tesla (TSLA34) lidera lista de acidentes de carros com “direção assistida”

Novo relatório indica que os veículos elétricos da Tesla (TSLA34) — que possuem sistemas avançados de assistência à direção — estiveram envolvidos em ao menos 273 acidentes de trânsito desde julho do ano anterior. De acordo com o documento da National Highway Traffic Safety Administration dos EUA (NHTSA), divulgado nesta quarta-feira (15), o número é maior que o de qualquer outra montadora norte-americana com tecnologias similares.

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Ao todo, montadoras e empresas de tecnologia que experimentam com processos de “direção autônoma” relataram mais de 500 acidentes desde junho de 2021.

Os dados foram coletados sob a Ordem Geral Permanente da reguladora federal — emitida em junho passado — que exigiu que todas as montadoras de veículos relatassem os acidentes mais graves que envolveram o Nível 2 ADAS — classificação para o grupo de carros que possuem sistemas avançados de assistência à direção, que possibilita, de forma semi-automática, que o veículo assuma a direção, aceleração e frenagem em cenários específicos.

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A NHTSA também está acompanhando os acidentes que envolvem veículos totalmente automatizados — nenhum deles está disponível atualmente para os consumidores, mas diversas empresas estão testando a tecnologia.

A Tesla encabeça a nova lista da agência reguladora após mais de duzentos acidentes relatados — três com ferimentos graves e cinco mortes. A Honda ficou muito atrás do Tesla com 90 acidentes e uma fatalidade, enquanto a maioria dos outros fabricantes relatou menos de uma dúzia. Outra companhia que investe fortemente no setor, a Nissan, não relatou nenhum.

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Atualmente há cerca de 830.000 veículos da Tesla equipados com essa tecnologia nas ruas. A Nissan, por exemplo, possui 560.000.

De acordo com Jennifer Homendy, presidente do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB), o relatório da reguladora oferece “uma ‘cesta’ de dados com muitas ressalvas, tornando difícil para o público e especialistas entender o que está sendo relatado”. Para ela, a Tesla “coleta uma enorme quantidade de dados de alta qualidade, o que pode significar que eles estão super-representados no lançamento da NHTSA.”

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Este relatório pode afetar o avanço dos testes da Tesla com a tecnologia de Autopilot, que proporciona mais autonomia aos carros. A palavra final será da investigação recentemente expandida da NHTSA sobre o sistema de assistência à direção de veículos. Enquanto isso, os motoristas com sistemas de Nível 2 em seus carros são aconselhados pela agência reguladora norte-americana: “Nenhum veículo motorizado comercialmente disponível hoje em dia é capaz de dirigir sozinho”.

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Jorge C. Carrasco

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