Combate ao desperdício de água é foco da startup T&D Sustentável

Desde pequeno, Camillo Torquato conviveu com a seca no interior do estado do Ceará, em Cajazeiras. Foi vendo sua mãe e avós carregando baldes de água não potável e aprendendo a valorizar cada mililitro que ele criou a T&D Sustentável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A startup que combate o desperdício de água em empresas já conseguiu impactar empresas nas regiões do Nordeste, Sudeste e Distrito Federal. Ao todo, desde a sua criação em 2018, a T&D já impactou centenas de empresas, com uma economia de 390 milhões de litros de água, uma média de 300 mil litros mensais. Agora, a empresa se prepara para abrir a matriz em São Paulo em janeiro de 2024.

Como a T&D lucra com a economia de água

Para realização do serviço, a T&D Sustentável não recebe nada diretamente das empresas. A sua remuneração vem após o serviço: o contrato prevê que a startup ganhe 50% da economia obtida. Assim, o lucro da startup depende da qualidade e eficiência de seu serviço e da economia de água proporcionada.

“Nossa média nacional de economia é de 28% entre todos os segmentos em que atuamos. No entanto, é importante observar que os resultados podem variar, com casos que apresentam economias que variam de 10% a 70% financeiramente”, explica o CEO da T&D Sustentável, Camillo Torquato.

“Ao todo, já acumulamos uma economia de mais de 390 milhões de litros de água,” CEO da T&D.

Na instalação do serviço, não é preciso que a companhia pare de funcionar, sem obras ou transtornos, o que evita o desperdício da produção.

O representante detalha que o volume poupado vai depender da estrutura de cada cliente. Grandes empresas, por exemplo, conseguem uma economia de até 300 mil litros mensais.

Em nível nacional, a T&D já atua no segmento hospitalar, com parcerias com a Rede D’Or (RDOR3), Unimed, Grupo Santa Lucia, Grupo São Lucas, Grupo São Camilo e mais. No varejo, listam empresas como Americanas (AMER3), Guanabara, Hortifruti, Grupo Mil.

Além disso, Claro Brasil, BNDES, SLB, Halliburton, Aker Solutions, Ocyan e Baker Hughes, nos setores de telecomunicações, financiamento e energia. Também estão presentes em setores como hotelaria (LHG Hotéis, Marina Park, Comfort Suites), educação (Salesiano, Eleva, Isecensa, UCAM, Salesiano) e habitação (APSA, CIPA, Limport e dezenas de condomínios no país).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Reconhecimento e premiações

Essa atuação a serviço do meio ambiente vem sendo destacada em diversas premiações como o primeiro lugar do ranking 100 Open Startups 2022 na categoria Water and Sanitation, além do Green Rio 2022 e no Firjan de Sustentabilidade 2022 na categoria Água e Efluentes.

“Receber reconhecimento em níveis nacional e internacionais, como o Prêmio Startups Green Rio e a seleção para o Programa de Aceleração BMAP 2022, tem sido um divisor de águas para a T&D Sustentável”, comemora Torquato.

O primeiro consiste numa premiação da América Latina que consagra, entre startups de todo o continente, aquelas com o potencial de gerar maior impacto ambiental junto aos seus clientes. A segunda, BMAP 2022, consiste na premiação realizada pelo Banco Montepio de Portugal, onde foram classificados em segundo lugar dentre mais de 3250 startups de 28 países do mundo, ficando atrás apenas de uma startup portuguesa.

“A T&D chegou para mostrar que não existe ESG sem ROI (Retorno sobre o Investimento) – afinal, qualquer solução se torna inviável se não gerar valor financeiro também.”

Além disso, atualmente a T&D está em primeiro lugar no segmento de Water and Sanitation no ranking Open 100 Startups, a principal premiação de startups no Brasil, que destaca aquelas que geraram mais valor com grandes corporações no país.

Origem e futuro da T&D Sustentável

Nascido no semiárido nordestino (Mossoró-RN), Camillo Torquato vivenciou desde cedo os impactos da escassez de água na vida cotidiana de sua família. Desde cedo sentiu na pele e passou a entender a importância do uso consciente do recurso natural. Quando foi trabalhar no Rio de Janeiro, percebeu o desperdício dentro de indústrias e resolveu empreender no ramo.

“O consumo excessivo de água é uma preocupação mundial. Eu sempre tive o sonho de contribuir para que o mundo se tornasse um lugar melhor, e encontrei na gestão da água pela tecnologia e know-how adquirido em anos em multinacionais, uma maneira de colocar isso em prática. Nossa meta é conseguir economizar 1 bilhão de litros até 2025”, comenta Torquato.

Agora, a T&D Sustentável se prepara para inaugurar uma unidade física em São Paulo no começo do próximo ano. “Estamos finalizando a captação com o primeiro tranche previsto para outubro/2023, com a expectativa de iniciar as operações de atendimento a clientes no primeiro trimestre de 2024. A intenção é inaugurar a Matriz da unidade SP em janeiro de 2024 e a partir daí abrir 18 unidades na capital paulista, com um planejamento de abertura gradual de 2 a 3 unidades ao mês”, detalha Torquato.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião