S&P 500 tem leve alta em dia de oscilações, com inflação no radar

As bolsas de Nova York fecharam leve em alta, nesta sexta-feira (13). Mas o avanço foi suficiente para que o S&P 500 e o Dow Jones renovassem os recordes históricos de fechamento pelo quarto dia consecutivo.

O pregão, contudo, foi marcado pela volatilidade. Os índices alcançaram as máximas logo após a abertura, mas perderam fôlego em resposta à divulgação de um dado que mostrou uma piora inesperada no índice do sentimento do consumidor dos Estados Unidos. que apontou piora por causa da alta da inflação.

Ao fim do pregão, o Dow Jones avançou 0,04%, aos 35.515,38 pontos, o S&P 500 subiu 0,16%, aos 4.468,00 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,04%, aos 14.822,90 pontos.

Esse avanço das bolsas, como ocoreu com o S&P 500, no entanto, diminuiu após a Universidade de Michigan informar nesta sexta que o índice de sentimento do consumidor americano recuou 11 pontos na leitura preliminar de agosto ante julho. O dado alcançou seu menor nível desde dezembro de 2011, enquanto a expectativa dos analistas era de leve alta.

Na avaliação do BMO Capital Markets, a piora no indicador é resultado da alta na inflação e do aumento de casos de covid-19 nos EUA. Para o banco, trata-se de um alerta em relação à suposição de que o segundo semestre deste ano também terá forte crescimento econômico, como o observado até o momento.

Variante delta e desaceleração no consumo

A Capital Economics concorda com a ponderação e afirma que a piora na confiança do consumidor é um sinal de que a disseminação da variante delta do coronavírus está pesando sobre o sentimento em mercados como o S&P 500, uma vez que o mercado de trabalho tem melhorado rapidamente e os índices acionários, renovado recordes. Para a consultoria, uma desaceleração forte no crescimento do consumo nos EUA deve ocorrer nos próximos meses.

Ainda no país norte-americano, um painel de especialistas que aconselha o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) votou de forma unânime para a aplicação de uma terceira dose de vacina contra a covid-19 em pessoas imunossuprimidas, em determinadas faixas etárias.

S&P 500: ações das farmacêuticas sobem

A ação da Pfizer no S&P 500 avançou 2,43%, mas a da Moderna caiu 0,42%, apesar da notícia. Os imunizantes das duas farmacêuticas têm autorização para uso emergencial nos EUA.

Já a Walt Disney encerrou o pregão com alta de 1,0%. Na quinta, após o fechamento dos mercados, a companhia informou ter revertido seu prejuízo e lucrado US$ 918 milhões, acima do esperado por analistas, no terceiro trimestre fiscal de 2021

Entre os destaques deste pregão no S&P 500, estão as ações da eBay, que avançaram 7,45%, e da Advanced Micro Devices, com alta de 3,80%. O resultado positivo dos índices também foi apoiado pela alta de papéis com maior peso, como Microsoft (+1,05%), UnitedHealth (+0,91%) e NVIDIA (+1,42%).

(Com informações do Estadão Conteúdo)

.

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião