S&P 500 cai 7% e circuit breaker é acionado em Nova York

O S&P 500 chegou a cair 7%  as 10h39 horário de Brasília desta segunda-feira (9), aos 2.766 pontos. Por causa dessa queda o circuit breaker foi acionado na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). As negociações foram suspensas por 15 minutos.

A última vez que o S&P 500 teve suas negociações suspensas foi durante a crise de 2008. Nesta segunda também o Ibovespa caiu 10,02% as 10h30 e as negociações foram suspensas por 30 minutos.

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) abriu em forte queda de 9,53%, aos 88.656 pontos, por causa das consequências econômicas da epidemia de coronavírus (covid-19) na Europa e na Ásia, e com a disputa sobre os preços do petróleo entre Arábia Saudita e Rússia.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo com nossas análises exclusivas.

​O circuit breaker nos Estados Unidos quando o S&P 500 cai 7%. Nesse caso as negociações são interrompidas por 15 minutos. Se a queda continuar até 13%, outra interrupção de 15 minutos é realizada, se isso ocorrer antes das 15h25. Caso a queda continue para até 20%, os mercados fecharão para o dia todo.

https://www.youtube.com/watch?v=GVRFWuFn1mY

O circuit breaker no Brasil é acionado quando o Ibovespa cai mais de 10%, e o pregão é suspenso por 10 minutos. Se a queda continuar e chegar até 15%, o pregão é suspenso por mais uma hora. Se quando voltar a operar a queda chega até 20%, os negócios são suspensos por um dia, ou até por um prazo maior decidido pela Bolsa de Valores. Entretanto, na última meia hora de pregão as negociações acontecerão de qualquer forma. 

Os investidores nos Estados Unidos estão preocupados com a situação na China e na Europa, fortemente afetadas pela epidemia de coronavírus. Pequim é o principal parceiro comercial de Washington, e uma contração da atividade econômica chinesa terá repercussões sobre a economia americana, e sobre muitas empresas cotadas no S&P 500.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião