SoftBank lança fundo para investir em diversidade nas empresas

O SoftBank Group anunciou nesta quarta-feira (3) um fundo de US$ 100 milhões (cerca de R$ 508 milhões) destinado exclusivamente à empresas lideradas por pessoas não brancas.

O fundo prevê o apoio para pessoas historicamente sub-representadas no setor de capital de risco. Dessa forma, a ação irá procurar prover o suporte necessário para executivos de comunidades que enfrentam “desvantagens sistêmicas na construção e expansão de seus negócios”, informou o SoftBank.

O movimento do grupo japonês ocorre em função da onda de protestos que se instaurou nos Estados Unidos, após a morte do homem negro desarmado George Floyd por um policial branco de Minneapolis.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O novo fundo será liderado por Marcelo Claure, diretor de operações do SoftBank, ao lado de Shu Nyatta, sócio gestor do Fundo de Inovação da companhia. O fundo, batizado de ‘Opportunity Growth Fund’ (‘Fundo de Crescimento de Oportunidade’), será administrado pelo SoftBank Group International, sediado em San Carlos, no estado da Califórnia.

SoftBank adota iniciativas internas de diversidade

Além disso, a empresas informou que também adotará iniciativas internas de diversidade. O SoftBank  ressaltou seu programa Emerge, de orientação à empresários e executivos de grupos sub-representados na sociedade.

“As startups apoiadas por capital de risco são predominantemente brancas, do sexo masculino e baseadas no Vale do Silício”, salientou Claure, em nota aos funcionários. O diretor ainda destacou que somente 1% dos empresários apoiados por capital de risco são negros.

A administração do grupo é, em sua maioria composta por homens, com planos da empresas para nomear sua primeira diretora do conselho em uma reunião de acionistas ao final do mês. A companhia abarca uma ampla variedade de nacionalidades, ao tempo que apenas quatro dos 30 investidores listados no site do Vision Fund são mulheres.

Saiba mais: Fui ‘tolo’ ao investir na WeWork, diz CEO do SoftBank

O executivo da SoftBank pontuou que o ‘Opportunity Growth Fund’ será o maior fundo de capital a população negra norte-americana e pessoas de outros grupos sub-representados.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião