SmartFit (SMFT3) brilha no 2T25, ações disparam e XP mantém compra: “Brasil salvou o trimestre”
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A SmartFit (SMFT3) figurou entre as maiores altas do Ibovespa nesta quinta-feira (7), após divulgar resultados acima do esperado para o segundo trimestre de 2025. As ações encerraram o pregão em alta de 7,80%, cotadas a R$ 23,23, refletindo o forte desempenho da companhia, especialmente no Brasil — fator decisivo para o avanço do EBITDA e do lucro.

“O Brasil se destacou, com EBITDA 10% acima do esperado e margem subindo 2,5 pontos percentuais ano a ano”, escreveram Danniela Eiger, Pedro Caravina e Laryssa Sumer, da XP.
A XP manteve sua recomendação de compra para a ação, afirmando que os resultados “aliviam algumas preocupações que poderiam estar na mente dos investidores”, como a pressão competitiva no Brasil e o desempenho do México.
No trimestre, o lucro líquido recorrente foi de R$ 189 milhões, avanço de 32% em relação ao 2T24. O EBITDA ajustado (ex-IFRS) atingiu R$ 576 milhões, também com crescimento de 32%, enquanto a margem EBITDA ficou praticamente estável, em 32,1%.
Receita supera XP e Safra com força da operação brasileira impulsionando a SMFT3
Segundo os analistas da XP, o destaque do trimestre foi a margem bruta consolidada, que cresceu 0,90 p.p. ano a ano, impulsionada pela operação brasileira e pelo aumento da penetração do plano Black. As academias maduras mantiveram margem de 53%, com destaque para a safra de 2023, que apresentou 54%.
As vendas líquidas consolidadas cresceram 32% em relação ao 2T24, com a abertura de 289 academias, aumento de 16% na base de clientes e avanço de 10% no preço/mix. Os preços médios subiram 12% no Brasil e 15% em outros países da América Latina, permanecendo estáveis no México.
“A receita bruta atingiu R$ 1,8 bilhão, um aumento de 32% ano a ano, superando as estimativas do Safra em 3%”, destacaram analistas do banco.
“Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento do ticket médio, do número de academias e de membros.”
A margem EBITDA no Brasil cresceu 2,5 p.p., com a bandeira Smart Fit ganhando destaque ao registrar avanço de 3,1 p.p. No México, a margem caiu 1,9 p.p. por conta do ciclo mais fraco de adições líquidas. Em outros países da América Latina, a queda foi de 0,9 p.p. devido à expansão acelerada.
A alavancagem caiu 0,2x trimestre a trimestre, ficando em 1,6x ND/EBITDA (ex-IFRS), patamar considerado saudável pela gestão. A empresa reafirmou a previsão de abrir entre 340 e 360 novas academias em 2025 — já com 145 unidades em construção e 138 contratos assinados.
No fechamento, a SmartFit (SMFT3) reforçou sua posição como um dos destaques do setor de varejo na temporada de balanços, mantendo o foco na eficiência operacional e na expansão estratégica — o que, segundo a XP, ajuda a dissipar dúvidas e sustentar a recomendação de compra para a ação.