O que é o shutdown? Entenda a possível paralisação do governo dos Estados Unidos
|
A possível paralisação nos Estados Unidos está no centro das discussões nesta segunda-feira (29). O orçamento do governo norte-americano expira à meia-noite de terça-feira (30), e, sem acordo no Congresso, o país pode enfrentar um shutdown, ou seja, a suspensão parcial das atividades do governo federal.

Esse impasse acontece porque os legisladores ainda não aprovaram as leis necessárias para garantir o financiamento das agências públicas. Caso não haja consenso, diversos serviços podem ser interrompidos, no chamado shutdown, até que uma nova lei de gastos seja aprovada.
Situações como essa não são inéditas no país norte-americano. A mais longa paralisação ocorreu entre 2018 e 2019, durou cinco semanas e provocou impacto de bilhões de dólares no crescimento econômico dos Estados Unidos.
Shutdown: por que o governo dos Estados Unidos pode fazer a paralisação?
O shutdown ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento federal ou uma medida temporária que prorrogue os gastos públicos. Nos Estados Unidos, o ano fiscal começa em 1º de outubro, e, sem a aprovação do financiamento, as agências são obrigadas a suspender parte de suas operações.
Republicanos e democratas têm divergências sobre os termos do orçamento. A Câmara dos Deputados, de maioria republicana, aprovou uma proposta provisória, mas o Senado rejeitou o texto. Esse impasse pode levar à paralisação nos Estados Unidos já a partir desta semana.
Durante um shutdown nos Estados Unidos, programas considerados essenciais, como segurança, saúde e serviços de emergência, seguem funcionando. No entanto, centenas de milhares de funcionários públicos podem ser dispensados temporariamente ou trabalhar sem receber até a solução do impasse.