Ícone do site Suno Notícias

Senado deve votar aposentadorias para trabalho de alto risco à vida

PEC dos Precatórios

PEC dos Precatórios: alterações propostas pelo Senado serão votadas na próxima terça-feira (14) no Plenário da Câmara

Uma proposta de lei complementar que estabelece critérios para as aposentadorias de trabalhadores que possuem atividades com potencial de risco de vida, como vigilantes armados, deve apresentada nesta segunda-feira (4). Na mesma proposta, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) pretende definir as regras para eletricitários, trabalhadores com amianto e mineiros que estão expostos a agentes nocivos à saúde.

O texto sobre as aposentadorias é de autoria do governo, no entanto, oficialmente será assinado por Braga. Dessa forma, a tramitação começará no Senado, no mesmo local onde foi concluída a reforma da Previdência. Caso o projeto fosse enviado pelo Executivo ao Legislativo, o texto deveria ser analisado pela Câmara dos Deputados.

A reforma da Previdência, que foi costurada pelo Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo Bolsonaro no Senado, foi aprovada em segundo turno, e está no aguardo da regulamentação das aposentadorias de alta periculosidade para que a promulgação do texto seja marcada.

Aposentadorias em pauta no Senado

O governo tem reforçado que o texto não pretendo criar uma aposentadoria especial, mas sim, especificar em lei as situações em que o trabalhador consegue solicitar antecipadamente o benefício às condições de trabalho.

De forma que o assunto é consenso entre os representantes de todos os partidos, é esperado que o Senado aprove o texto rapidamente. Simone Tebet, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, afirmou a “Agência Brasil” que se o senador Esperdião Amin (PP-SC), relator do texto, reportar um relatório até a próxima quarta-feira (6), o projeto será colocado em pauta.

Amin afirmou que é “impossível” a apresentação do relatório daqui dois dias. “Isso [a proposta] não cai do céu. O acordo foi fechado com o [senador Paulo] Paim e a oposição. Tudo vai depender da reunião que teremos entre esses envolvidos na próxima terça-feira”, disse o senador.

Saiba mais: Bolsonaro diz que possibilidade de sair do PSL é de 80%

Paim (PT-RS) foi o responsável pela defesa, que convenceu, além dos opositores, também senadores governistas, da discussão sobre a aposentadorias das categorias de alto risco à vida.

Todavia, a PEC 6/2019, que já foi analisada pelo Congresso, permite aposentadorias especiais apenas para trabalhadores com deficiência e que atuem expostos a agentes químicos, físicos e biológicos.

Segundo Rogério Marinho, secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, essa discussão será positiva para os trabalhadores e para o sistema previdenciário, de forma que estabeleça critérios mais precisos para esses cenários.

Confira: Governo busca acelerar privatizações por meio de projeto de lei

“Hoje mais de 70% das aposentadorias são dadas em judicialização. Com o projeto, deixaremos claras as condições em que a periculosidade e os agentes nocivos impactam a atividade laboral. Isso vai dirimir questões judiciais”, ressaltou.

Sair da versão mobile