Sanepar (SAPR11): ”Mesmo com maior cenário de risco, enxergamos upside nas ações”, diz Banco Inter

Apesar de um maior cenário de risco, o banco Inter enxerga um upside de 29% nas ações da Sanepar (SAPR11), conforme informou em relatório divulgado nesta quarta-feira (7).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O banco removeu o “status de empresa resiliente, de baixo risco, e colocou-a na caixinha de risco moderado”, ao passo que a recomendação para a Sanepar é de compra.

“Entendemos que é dentro de um ambiente de incertezas que surgem oportunidades, o risco vale a pena, mas não para qualquer investidor”, aponta.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o Inter, o ano de 2020 foi um dos mais desafiadores para a companhia, “se não o mais”, citando a pandemia mas também grande estiagem ao longo do ano na região Sul do País, o que acabou esvaindo o nível dos reservatórios e, desta forma, diluindo o potencial de fornecimento dos serviços de água e esgoto, resultando em rodízio de fornecimento em grande parte do ano.

Além disso, foi também o ano da segunda revisão tarifaria dos serviços prestados pela empresa.  “Surpreendendo negativamente o mercado, a empresa e a nós, o regulador acabou jogando um balde de água fria nas expectativas”.

A Sanepar, alegando falta de tempo hábil, teve o processo alongado, além de ter modificado pontos da metodologia, o que gerou instabilidade e incertezas quanto ao ambiente de negócios, explica o relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

As previsões para 2021

Apesar do ano ter sido desafiador para a empresa, para o banco, a situação hídrica tem evoluído gradualmente, o que consequentemente leva a uma melhora no nível dos reservatórios.

Além disso, o Inter prevê um processo de vacinação mais forte a partir do segundo trimestre deste ano, o que deve reduzir as medidas de restrição ao longo deste ano.

Por fim, a tarifa deve ser revisada mais uma vez, trazendo valores próximos a 9% de reajuste em comparação com o último ano, informa o relatório.

“Aconselhamos ao investidor ciência destes riscos e sugerimos que acompanhe os próximos capítulos desta novela”, sugere.

Última cotação

A ação unitária da Sanepar estava por volta das 14h28 desta quarta-feira em uma queda de R$ 21,56.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião